Portal O Expresso Regional
Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

A cidade de Peruíbe (SP) restaura sua histórica Estação Ferroviária

A cidade de Peruíbe (SP) restaura sua histórica Estação Ferroviária

julho 14
12:33 2013

Turismo/ Cultura

Além da reforma do local, também está prevista para os próximos meses a instalação de uma base da Defesa Social, garantindo a conservação do local e, maior segurança a visitantes e moradores do entorno do prédio.

ER

Da Reportagem

A Prefeitura de Peruíbe, litoral de São Paulo, deu início na sexta-feira (12), às obras de revitalização da Estação Ferroviária (patrimônio histórico e cultural do Município). O serviço de restauração prevê intervenções na parte interna do prédio e no seu entorno, que ganhará uma estrutura mais adequada para atender os visitantes, mais segurança e comodidade.

Reforma da Estação Ferroviária de Peruíbe. (Foto: Divulgação)

Reforma da Estação Ferroviária de Peruíbe. (Foto: Divulgação)

Ana Preto, prefeita do Município, visitou o local e anunciou as medidas que serão implementadas nos próximos meses: “Fiz questão de checar os problemas que a Estação Ferroviária enfrenta atualmente. Diante disso, determinei junto à secretaria de Obras e ao departamento de Cultura a revitalização da Estação”.

A reforma compreende a substituição do forro, que estava danificado pela presença de cupins, bem como a pintura e reparos na estrutura do local. Na parte externa, haverá uma nova iluminação e o jardim também será revitalizado.

Troca de forros da Estação Ferroviária de Peruíbe. (Foto: Divulgação)

Troca de forros da Estação Ferroviária de Peruíbe. (Foto: Divulgação)

Segundo a prefeitura, por decisão da gestão anterior o equipamento foi fechado em novembro do ano passado, devido a problemas estruturais e, a atual Administração encontrou a Estação sem condições de funcionamento, com janelas quebradas e muros pichados, facilitando com que moradores de rua e usuários de drogas utilizassem o local.

A prefeitura elaborou um cronograma de trabalhos que devem garantir a revitalização do espaço cultural e prestar assistência  aos moradores de rua. Atualmente, o serviço oferecido à população de rua consiste em possibilitar a higiene, alimentação, passagens, internações em clínicas de recuperação e contato com as famílias visando à reinserção social.

Após a reforma, prevista para terminar durante o mês de agosto, a Estação Ferroviária de Peruíbe deverá ser reaberta para a visitação do público com algumas inovações.

Museu

Entre as principais novidades, o prédio da Estação Ferroviária abrigará o Museu Histórico e Arqueológico, cujo acervo reúne peças arqueológicas, dispostas em expositores de madeira e vidro, além dos banners informativos, com textos e fotos que retratam o povoamento na região da Juréia, desde os sambaquis, passando pela cultura indígena (urna funerária) até a colonização (grés e objetos de ferro).

Estação Ferroviária de Peruíbe em 1971

Estação Ferroviária de Peruíbe em 1971

Projetos

Para incentivar produções artísticas no Município e ampliar o acesso à cultura, serão realizadas exposições e oficinas no local, além da instalação de uma minibiblioteca. Para o entorno, o departamento de Cultura tem a proposta de levar o projeto Cine Itinerante, a exemplo do que já aconteceu na Cidade este ano, nos bairros do Caraguava e Vila Erminda. Na Estação Ferroviária de Peruíbe está previsto também um playground.

Segurança

Para conservação e segurança do equipamento haverá vigilância durante as 24 horas do dia. Está prevista para os próximos meses é a instalação de uma base permanente da Defesa Social.

História

Estação Ferroviária de Peruíbe, inaugurada em 24 de agosto de 1914. (Foto: ER)

Estação Ferroviária de Peruíbe, inaugurada em 24 de agosto de 1914. (Foto: ER)

Inaugurada em 1914, a Estação Ferroviária garantiu a primeira fase de desenvolvimento de Peruíbe, antes mesmo de sua emancipação político-administrativa. Foi construída pela empresa inglesa Southern São Paulo Railway para integrar a linha Santos-Juquiá, impulsionando o comércio e o turismo do local. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Procurando por flats em São Paulo?

r2-flats

http://www.flatsaopaulo.com/

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira