O Expresso Regional

A quantas anda a Comunicação Interna da sua empresa?

A quantas anda a Comunicação Interna da sua empresa?

março 21
00:27 2013

ER

*Por: Graziela Jabur

Você já parou para pensar que o seu principal público está exatamente dentro da sua empresa? O seu colaborador é um grande comunicador e multiplicador do seu negócio. É ele quem está, muitas vezes, face a face com o seu consumidor, ou seja, com quem consome o seu produto ou serviço. O seu colaborador é o “cartão de visitas” mais importante da sua empresa, portanto, vale a pena prestar atenção nas pessoas do seu time, na forma com que elas se comunicam e na maneira com que você “fala” com elas.

É preciso ter em mente que a sua empresa só funciona bem quando todos os setores, independente do porte do seu negócio, estão em plena sintonia, afinal uma área depende da outra. Aí é que entra o papel da Comunicação Interna, que é responsável pelo conjunto de informações recebidas pelo seu colaborador no local de trabalho, incluindo-se os meios pelos quais tais informações chegam até ele.

Tão importante quanto o que chega para o público externo, são as informações recebidas ou produzidas pelo público interno ou colaborador. Dados consistentes sobre o que é a empresa, o que faz, produz ou vende (produto ou serviço), sobre o que pensam os seus donos, diretores, sócios, devem ser passados para o colaborador de uma forma clara, precisa e que o faça se sentir parte de todo o processo. Nada melhor do que entender como funcionam as coisas para se sentir motivado e valorizado, para ser parte das vitórias, conquistas e do sucesso de uma empresa, seja ela micro, pequena, média, grande ou uma multinacional.

E onde fica a Comunicação nisso tudo? Ela age na produção e divulgação das informações internamente, o que pode acontecer através de um simples comunicado, de um mural de recados, por meio de um boletim da empresa, e-mails, boletins on-line, um programa de TV ou rádio internas, todos com conteúdos direcionados aos colaboradores.

Os meios citados são as ferramentas de comunicação utilizadas e que, acima de tudo, têm como objetivo compartilhar com o colaborador as ações da empresa, os seus objetivos, metas, vitórias, eventos, além de dicas que podem facilitar a rotina de trabalho, comunicados com novas regras, protocolos e outros dados. Neste processo, incentivar a participação do colaborador, com sugestões de pautas, produções de textos/artigos, concursos culturais, entre outras iniciativas, também é uma ótima pedida!

Mais do que passar a visão da empresa, a Comunicação Interna deve agir para motivar, integrar, melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho, criando identificação e sinergia com as equipes. Como mencionado anteriormente, um simples comunicado personalizado e criado especialmente para o colaborador, pode ser um primeiro passo para estabelecer este hábito na sua empresa: Comunicar-se com o seu público interno.

Atualmente, o site da empresa também pode ser um canal bastante viável para comunicar-se com os seus públicos. Incentive o seu colaborador a conhecê-lo e acessá-lo, tendo o cuidado de mantê-lo sempre atualizado com notícias interessantes para a área de atuação da empresa, e alimentando-o com notas e fotos dos eventos e ações que contam com a participação do seu time.

Esta foi apenas uma pincelada de como a Comunicação Interna é importante para criar sinergia e motivar o seu colaborador. No próximo artigo, falaremos mais sobre este assunto. Agora, faço um convite: que tal avaliar como anda a Comunicação da sua empresa com os colaboradores?

*Graziela Jabur é jornalista especializada em Assessoria de Imprensa. Trabalha na Comunicação Vertical (www.comunicacaovertical.com.br) e é Assessora de Comunicação do Centro Clínico Peruíbe (www.centroclinico.com.br).

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *