Portal O Expresso Regional
Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

A Saúde pública terceirizada para que, por que, e para quem?

A Saúde pública terceirizada para que, por que, e para quem?

A Saúde pública terceirizada para que, por que, e para quem?
janeiro 29
00:40 2013

Por Tuca Fumagalli

Tuca FumagalliHoje, a cada consulta damos de cara com um novo médico, muitas vezes um residente (estudante de medicina). Tempo bom mesmo era quando um pediatra, da rede municipal de saúde, se orgulhava de ter acompanhado o cidadão desde o nascimento. Com o passar do tempo, o médico via as “crianças” se tornarem mães, pais, e assim, passava então atender a próxima geração da família. Acredito que essa proximidade jamais veremos num serviço terceirizado.

Entre este e outros problemas, quando terceirizada a saúde pública, estão os direitos trabalhistas dos profissionais da área.  Eles trabalham num formato cooperativista, quer dizer, recebem através de Pagamento Autônomo (RPA). Não existe vínculo empregatício.

Muitos defendem esse modelo de gestão, e eu respeito, porém, até agora ninguém comprovou os benefícios, nem para os servidores nem para os pacientes, e muito menos para as contas públicas. Com a falta de reconhecimento e estímulo aos profissionais da Saúde, por parte das prefeituras, quem perde é a população. Acredito que os municípios ganhariam mais qualidade de vida, investindo em especializações de seus funcionários, fomentando o crescimento da carreira profissional de cada um.

Me parece lógico que ao sentir-se desvalorizado, o profissional conclui que é melhor a dedicação ao consultório do que dedicar-se à carreira na saúde pública.

Entre as cidades que tiveram a experiência, raras são as exceções em que a terceirização da Saúde Pública, até agora, está indo bem. O que não dá para entender, é a insistência de alguns em bater numa tecla desafinada, que já provou não “funcionar” bem. E, se não “funciona” bem, saúde pública terceirizada para que, porque, e para quem?

Dê a sua Opinião

Participe da enquete do Expresso Regional sobre a terceirização da Saúde. Clique aqui.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Procurando por flats em São Paulo?

r2-flats

http://www.flatsaopaulo.com/

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira