Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

Acessibilidade requer mais do que a liberdade física

Acessibilidade requer mais do que a liberdade física

março 08
16:15 2013

Matéria Pública

ER

Por Tuca Tumagalli

Tuca FumagalliÉ muito triste pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em que vivem, em razão das características físicas que possuem. Nascemos ou adquirimos ao longo da vida determinadas características e limitações, que não nos fazem melhor ou pior do que ninguém.

Por isto, devemos lutar pelo direito à inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, dando- lhes as mesmas oportunidades oferecidas a qualquer outro cidadão.

As políticas sociais adotadas que poderiam viabilizar a inclusão, ainda são muito acanhadas no Brasil. Existem centenas de movimentos, conselhos e programas, que se dedicam ao direcionamento das ações governamentais. Mas, alguém sabe responder o que efetivamente se cumpre ou é fiscalizado sobre tudo isto?

Acessibilidade e conscientizaçãoParte da sociedade, a preconceituosa, também não aceita a real inclusão da pessoa com deficiência, em seus diversos segmentos. No geral, as pessoas tem dificuldade em lidar com o que é diferente, pois as faz encarar suas próprias dificuldades, limitações e medos.

A inclusão social se dá, não só a partir do momento em que todos tenhamos a liberdade física proporcionada pela estrutura das ruas, escolas, faculdades, prédios públicos e privados. Mas principalmente, no trabalho de conscientização feito desde a infância, amparado por leis que garantam a integridade física e moral de  todos, indistintamente e sem preconceitos.

Artigos relacionados

1 comentário

  1. José Silva Pereira
    José Silva Pereira maio 21, 17:33

    > A Lei 10.098 que estabelece normas gerais e critérios básicos para inserção de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida.
    > Em 10 de maio de 2010 o presidente Lula regulamentou o programa por meio da Instrução Normativa nº 22 o Programa de Infraestrutura PRÓ-TRANSPORTE para conferir maior alcance social e dar eficiência aos prestadores de serviços de Transporte especial de cadeirantes.
    > Quais os recursos financeiros, Dotação Orçamentária, Categoria Econômica e Funcional Programática para execução objeto deste programa (para nosso município)?

    Responder esse comentário

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira