Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

Assessoria de Imprensa para empresas: qual a função?

Assessoria de Imprensa para empresas: qual a função?

Assessoria de Imprensa para empresas: qual a função?
fevereiro 02
10:47 2013

ER

*Por: Graziela Jabur

Graziela JaburInicio aqui uma sequência de artigos que vão falar de Comunicação, principalmente para empresas. Dentro deste contexto, está inserida a Assessoria de Imprensa, atividade realizada por profissionais de Jornalismo e Relações Públicas, na maioria das vezes associada ao mundo artístico ou político, mas que vai além, sendo amplamente trabalhada com empresas e instituições públicas e privadas, de todos os portes e nos mais diferentes segmentos.

Mas quem é o assessor de imprensa? Resumidamente, este profissional pode ser definido como aquele que faz o “meio de campo” entre uma empresa, pessoa, instituição e a imprensa. Isto porque, a Assessoria de Imprensa é quem escreve textos, a partir das notícias que apura na empresa (pessoa, instituição…), como sugestões de pauta para os jornalistas de jornais, revistas, TV, rádio, sites, portais, blogs e outros meios de comunicação.

Escrito o texto para a imprensa ou, do inglês, press release, ele é a matéria prima do trabalho da Assessoria de Imprensa, que vai enviar este texto para as redações, a fim de despertar o interesse dos jornalistas para aquele assunto.

Vale destacar que o relacionamento com a imprensa é sempre no campo editorial, nunca comercial. Assim, o texto produzido pela Assessoria de Imprensa, assim como todo texto jornalístico, tem base em fatos reais, números, estatísticas, novidades, lançamentos, enfim, tudo o que pode ser considerado notícia. Esta atuação não deve ser confundida com publicidade, marketing, anúncios.

Especificamente falando de Assessoria de Imprensa para empresas, o grande objetivo é fortalecer o nome da organização nos veículos que tratam dos assuntos da sua área de atuação, o que, na outra ponta, significa ganhar espaço no mercado, exposição na mídia e, claro, chegar ao seu público-alvo.

Para o sucesso do trabalho, assim como em todas as áreas, é necessário planejamento, organização e estratégia. Por exemplo, uma empresa lança um novo cosmético no mercado, a assessoria de imprensa pesquisa o assunto, levanta informações e constrói o texto que será divulgado. Texto pronto e aprovado pelo cliente, é hora de traçar um plano que define para quais veículos tal assunto será divulgado. Neste caso, serão as revistas, sites, jornais, programas de TV, rádio e veículos de internet (inclui-se blogs) que tratem de lançamentos, beleza e afins, como as revistas femininas, entre outros.

Traçado o plano, é hora de entrar em contato com as redações enviando aquele texto com todas as informações do produto. Hoje este envio é feito por e-mail e, geralmente, faz-se um contato posterior por telefone ou novo e-mail, para saber se o jornalista recebeu a pauta, se gostou, se tem interesse numa entrevista com o porta-voz da empresa, que é habilitado para falar do lançamento, ou se precisa de mais dados. A ideia é que aquela sugestão de pauta gere novas matérias nos veículos focados na área que a empresa atua.

A Assessoria de Imprensa para empresas é essencialmente voltada para o fortalecimento institucional junto aos jornalistas e, claro, com o mercado e o seu público, que está cada vez mais bem informado, exigente e de olho na qualidade do que as organizações oferecem e do que é publicado sobre elas na mídia. Portanto, responsabilidade, precisão nas informações e transparência são ingredientes essenciais para um trabalho de sucesso e qualidade.

É isso. Acompanhe o segundo artigo sobre o tema e, tendo dúvidas, entre em contato comigo pelo grazielajabur@uol.com.br

*Graziela Jabur é jornalista especializada em Assessoria de Imprensa. Trabalha na Comunicação Vertical (www.comunicacaovertical.com.br) e é Assessora de Comunicação do Centro Clínico Peruíbe (www.centroclinico.com.br).

 

 

Artigos relacionados

2 comentários

  1. yara maria mateus
    yara maria mateus fevereiro 04, 22:28

    PARABÉNS GRAZIELA JABUR!!!

    Responder esse comentário

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira