O Expresso Regional

Campanha em Peruíbe (SP) oferece testes de HIV e Sífilis em vários locais da Cidade

 Últimas notícias

Campanha em Peruíbe (SP) oferece testes de HIV e Sífilis em vários locais da Cidade

Campanha em Peruíbe (SP) oferece testes de HIV e Sífilis em vários locais da Cidade
novembro 12
08:48 2015
A testagem consiste na coleta de gotas de sangue da ponta dos dedos e amostra de saliva. O resultado será fornecido após 15 minutos.
Da Redação-

A Vigilância Epidemiológica de Peruíbe, no litoral de São Paulo, irá promover a partir do dia 16 deste mês a campanha “Fique Sabendo 2015”, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de HIV e Sífilis. Durante a campanha será feito o teste preventivo, que consiste na coleta de gotas de sangue da ponta dos dedos e amostra de saliva. O resultado será fornecido após 15 minutos.

É simples, rápido e indolor, e nos casos em que o exame indicar suspeita de alguma das doenças, o paciente será encaminhado para a Vigilância Epidemiológica, em que serão feitos testes mais completos para confirmação do diagnóstico e posterior tratamento. Vale lembrar que apesar da campanha, a Vigilância Epidemiológica já realiza normalmente estes tipos de exame. Quem se interessar deve fazer o agendamento no setor de Vigilância Epidemiológica, que fica na Rua General Ataliba Leonel, n° 350 – Centro, ou pelo telefone 3453-2049.

Prevenção
A Aids é o estágio mais avançado da doença que atinge o sistema imunológico, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, causada pelo vírus HIV, que ataca as células de defesa do corpo, tornando o organismo mais vulnerável a diversas doenças. Por exemplo, um simples resfriado, pode se tornar uma tuberculose ou mesmo um câncer.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 734 mil pessoas vivem com o vírus, dos quais 11% ainda não foram diagnosticados. É por isso que a detecção precoce é importante para o combate ao vírus, pois a Aids não tem cura e o tratamento correto e antecipado permite aos soropositivos uma vida normal.

Já a sífilis é uma doença infecciosa, que se manifesta em três estágios. Os principais sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintomas, o que dá a falsa impressão de cura da doença.
Estima-se que haja no Brasil de 3,5 milhões a 4 milhões de casos de sífilis todos os anos. Esses números referem-se somente aos casos em que a doença é adquirida de adultos. No caso de sífilis congênita, que é transmitida da mãe infectada para o bebê, a taxa de incidência é de cerca de 4 infectados por 1.000 nascidos vivos e, de acordo com o Ministério da Saúde, desse total, apenas 16,6% deles são tratados.

Confira abaixo os locais, datas e horários para os testes em Peruíbe:

No AME – Av. Luciano de Bona, s/nº – Pq. D’Avile – 16/11/2015 – das 8h às 14h
No CARAMINGUAVA/ NIP – Rua Jundiaí, 900 – Caraminguava – dia 17/11/2015 – das 8h às 14h
POSTO DO TREVO / VILA ERMINDA – Avenida 01, s/nº – Vila Erminda – dia 18/11/2015 – das 8h às 14h
RODOVIÁRIA (Prodep) – Av. 24 de Dezembro – Centro – dia 19/11/2015 – das 8h às 14h
NÚCLEO DA 3ª IDADE – Av. Padre Anchieta, 995 – dia 25/11/2015 – das 9h às 14h

ATENÇÃO: Serão fornecidas por dia, 100 senhas para testagem de HIV e 350 para Sífilis.

Para ler mais notícias, curta a página do Expresso Regional no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+ Clique no ícone para a página principalLogo caixa pequena

Sobre o autor

Tuca

Tuca

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *