Portal O Expresso Regional
Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

Cananéia: bairro Itapitangui recebeu Curso de Processamento Artesanal e Conservação de Pescado

Cananéia: bairro Itapitangui recebeu Curso de Processamento Artesanal e Conservação de Pescado

abril 23
09:27 2013

ER

Da Reportagem

A Prefeitura de Cananéia (SP), Vale do Ribeira, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente e da Casa da Agricultura, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -, realizaram o curso de Processamento Artesanal e Conservação de Pescado nos dias 19 e 20 de abril, na Sub-prefeitura do bairro continental Itapitangui.

O curso teve em torno de 20 participantes, tanto do próprio bairro como da Ilha de Cananéia, e resultou num delicioso almoço no sábado. “Todos os alunos ficaram impressionados com os resultados da defumação dos peixes, produção da linguiça de peixe defumada e processamento do hambúrguer de peixe. Com certeza esses produtos vão fazer parte do dia a dia dessas pessoas daqui pra frente e também como geração de renda”, comentou o diretor de Meio Ambiente Edson Sasamoto.

O curso foi voltado para pescadores do município, culinaristas, donas de casa, agricultores familiares, entre outros. “Este ano ainda teremos outros cursos com o objetivo de proporcionar a população rural e urbana formas de geração de renda e também de conhecimento para desenvolvimento dos seus sítios e fazendas”, comentou o gestor da Casa de Agricultura Fernando Faria.

Ao final do curso, todo puderam provar dos produtos que eles mesmos produziram, acompanhado de arroz branco, salada verde e a saborosa casquinha “falsa” de siri. Para os interessados, segue a receita feita com reaproveitamento dos alimentos:

Receita de Casquinha “Falsa” de Siri

Ingredientes:

1 Kg de peixe desfiado

1 Kg de tomate picado (sem pele e sem sementes)

6 dentes de olho picado

2 cebolas médias picadas

1 vidro de leite de coco

1 pacote de pão de forma picado (sem casca)

2 copos de leite

2 colheres de azeite de dendê

Sal a gosto

Azeite extra virgem

Como fazer: Liquidificar os tomates e o leite de coco formando um molho e separe. Liquidificar o pão e o leite e separar. Refogar com o azeite extra virgem as cebolas e os dentes de alho, numa panela funda. Junte o peixe, o molho de tomate com leite de coco, mexendo sempre (em fogo médio). Junte depois o molho de pão com leite e deixe cozinhar por 30 minutos. Não deixe de mexer para não empelotar. Quando ficar com uma textura cremosa, deligue o fogo e acrescente o azeite de dendê e sal a gosto.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Procurando por flats em São Paulo?

r2-flats

http://www.flatsaopaulo.com/

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira