O Expresso Regional

Captação de doadoras para um Banco de Leite Humano: um desafio com benefícios sem precedentes

Captação de doadoras para um Banco de Leite Humano: um desafio com benefícios sem precedentes

Captação de doadoras para um Banco de Leite Humano: um desafio com benefícios sem precedentes
janeiro 21
17:20 2013

Banco de Leite

Por Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi

<A captação de doadoras de leite humano é um desafio, já que a amamentação acontece num período limitado da vida da mulher e os receptores deste leite processado têm urgência para sobreviver.

Assim, a divulgação da existência e das atividades de um banco de leite precisa ser constante e ininterrupta. As orientações sobre amamentação, lactação e Banco de Leite Humano devem iniciar no pré-natal, a fim de conscientizar e preparar psicologicamente a mãe, e precisam ser intensificadas no puerperio, quando ocorre efetivamente a lactação. Por isso, o papel do banco de leite no apoio à mulher faz a diferença no reconhecimento de uma possível doadora.

Toda a mulher que esteja amamentando pode doar leite. Segundo o Ministério da Saúde, as doadoras são nutrizes sadias que apresentam secreção láctea superior às exigências de seu filho e que se dispõem a doar, por livre e espontânea vontade, o excesso clinicamente comprovado. Esta mulher deve ser avaliada e interrogada pelos profissionais do banco de leite seguindo as diretrizes da RDC 171, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para funcionamento de Bancos de Leite Humano. Nesse contexto, vale ressaltar que os benefícios da amamentação para a mãe e a criança já estão mais que comprovados, então, fica a reflexão e o convite: captar doadoras é um desafio, mas superá-lo, é uma das principais missões dos profissionais de saúde.

A Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi é pediatra e Consultora Internacional em Aleitamento Materno.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Visite nosso CANAL no Facebook

Canal Expresso Regional

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira