O Expresso Regional

Cartão de Estacionamento de Idoso e Deficiente Físico já pode ser obtido em Cananéia (SP)

Cartão de Estacionamento de Idoso e Deficiente Físico já pode ser obtido em Cananéia (SP)

Cartão de Estacionamento de Idoso e Deficiente Físico já pode ser obtido em Cananéia (SP)
maio 14
10:15 2014

Da Reportagem

Imagem Reprodução

Imagem Reprodução

Departamento de Transito inicia cadastro para obtenção de credencial para vagas especiais de Idoso e Deficiente Físico que poderá ser utilizada em nível nacional.

Em todas as regiões do Estado de São Paulo e pelo Brasil, existem vagas de estacionamento reservadas exclusivamente para idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. O uso da credencial é obrigatório. A Prefeitura de Cananéia, através do Departamento Municipal de Transito, inicia o cadastramento das pessoas interessadas em obter o cartão.

O uso das credenciais é uma exigência estabelecida nas resoluções 303/2008 e 304/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que buscam uniformizar a fiscalização e a sinalização das vagas exclusivas. “Na cidade não existem no momento locais reservados para deficientes e idosos, nem os bolsões de estacionamento devidamente definidos. Porém é importante salientar que o cartão tem validade em todo o Brasil. Com a municipalização do Trânsito, realizada neste semestre, já está no planejamento a criação desses bolsões e locais apropriados para estacionamento, assim como a fiscalização”, comentou o diretor de transito Suseliton Saga.

“É a primeira vez que esse cadastro é feito aqui no município. Essa é uma das primeiras ações que podem ser realizadas com a municipalização do transito”, comentou o prefeito Pedro Ferreira Dias Filho.

Para fazer o cadastramento, a pessoa deve preencher a Ficha de Cadastro e entregar no prédio do Departamento de Transito. Para a obtenção do “Cartão do Idoso”, a pessoa deve ter idade igual ou superior a 60 anos e apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de Residência),  e para o “Cartão DeFis-DEMUTRAN” os mesmos documentos e mais o atestado médico de deficiência física.

A utilização da credencial, pelo idoso ou deficiente físico, não dá direito à isenção do pagamento devido, em locais onde haja cobrança para utilização de vaga, ainda que esta seja especial, como nos casos de Zona Azul.

Mais informações no Departamento de Transito, localizado na Rua Pero Lobo, 74 – Centro – ou pelo telefone (13) 3851-3299.

Artigos relacionados

4 comentários

  1. Rosa Maria Monteiro
    Rosa Maria Monteiro agosto 28, 23:39

    Quero saber o endereço para tirar o cartão do idoso na cidade de Santos SP .

    Responder esse comentário
  2. Rosa Maria Monteiro
    Rosa Maria Monteiro agosto 28, 23:37

    Qual o endereço para tirar o cartão do idoso na cidade de Santos Sp

    Responder esse comentário
  3. francisco
    francisco janeiro 28, 10:45

    Preciso de informações como adquirir o cartão de estacionamento para idoso

    Responder esse comentário
  4. denis roberto de almeida
    denis roberto de almeida maio 15, 12:43

    quero informações de quais os documentos que há necessidade para tirar o cartão do idoso na cidade de Santos.
    por favor.

    Responder esse comentário

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *