O Expresso Regional

Cidade de Peruíbe (SP) inicia programa de descarte para pilhas e baterias

 Últimas notícias

Cidade de Peruíbe (SP) inicia programa de descarte para pilhas e baterias

Cidade de Peruíbe (SP) inicia programa de descarte para pilhas e baterias
junho 14
10:19 2015

O “Papa-pilhas”, além das vantagens econômicas, diminui o consumo de matérias-primas e a poluição ao meio ambiente.

Da Reportagem –
(Imagem: Decom/PMP)

(Imagem: Decom/PMP)

A Prefeitura de Peruíbe, litoal de São Paulo, iniciou um projeto para incentivar o descarte correto de pilhas e baterias. A iniciativa foi inaugurada oficialmente pela prefeita Ana Preto, em um ato simbólico realizado no Paço Municipal. Nessa primeira etapa, a Administração, por meio do Departamento de Meio Ambiente, implantou oito pontos de coleta em diversos locais da Cidade para facilitar o acesso dos moradores, que agora poderão dar um destino socialmente sustentável aos resíduos que ficam acumulados em suas residências.

Os postos de coleta contam com um equipamento receptor, de cor laranja, que é de uso exclusivo para o recolhimento de pilhas e baterias. Os materiais arrecadados serão retirados pela empresa GMC Log, de São José dos Campos, contratada pelas fabricantes desses produtos para que os mesmos sejam reutilizados pela indústria. Além de evitar a poluição ambiental, a reciclagem de pilhas e baterias permite a criação de novos produtos que podem servir novamente à sociedade.

(Imagem: Decom/PMP)

(Imagem: Decom/PMP)

O “Papa Pilhas” está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, entre eles pilhas e baterias, ao setor empresarial, para reaproveitamento, ambientalmente adequado.

Para José Contreras, diretor municipal do Departamento de Meio Ambiente, “a iniciativa oferece diversas vantagens econômicas ao setor privado, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva. Além disso, conseguimos colaborar para a diminuição do consumo de matérias-primas e menor poluição ao meio ambiente”. O Departamento tem realizado palestras sobre o tema em unidades de ensino do Município.

Por que reciclar?

Com o uso cada vez mais frequente de aparelhos eletrônicos na sociedade atual, aumentou consideravelmente a demanda por pilhas e baterias que são a força motriz desses equipamentos.

(Imagem: Decom/PMP)

(Imagem: Decom/PMP)

Isso, porém, gerou novos desafios para o descarte desses resíduos. De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, quando descartadas sem responsabilidade ambiental, as pilhas e baterias podem causar sérios danos à natureza devido aos metais pesados presentes em sua composição (cádmio, chumbo, mercúrio, etc), extremamente perigosos à saúde. Para evitar esses dados à natureza, todas as pessoas podem colaborar com o Projeto Papa Pilha, efetivando assim ações que voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental.

Confira os pontos de coleta na Cidade

Prefeitura de Peruíbe – Rua Nilo Soares Ferreira, n° 50, Centro

Câmara de Vereadores – Rua Nilo Soares Ferreira, n° 37, Centro

Fórum – Avenida São João, nº 664, Centro                                                                          

Etec de Peruíbe – Avenida São João, 545 – Centro (Centro de Convenções)

Lojas Cem – Avenida Domingos da Costa Grimaldi, n° 41, Centro

Hot Shop – Avenida Padre Anchieta, n° 1702, Centro

Casa Fuji – Avenida 24 de Dezembro, n° 647, Estação

Supermercado Baba – Avenida 24 de Dezembro, n° 560, Centro

Extremes – Rua Professora Rosa Emélia Neves Costa, n° 75, loja 2, Centro

Papelaria Anchieta – Avenida Padre Anchieta, 1210, Centro.

Para ler mais notícias, curta a página do Expresso Regional no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+ Clique no ícone abaixo para a página principalLogo caixa pequena

Baixada Santista – Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga, Cubatão. Vale do Ribeira – Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Ilha Comprida, Iguape, Cananéia, Registro.

Sobre o autor

Tuca

Tuca

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *