O Expresso Regional

Coleta seletiva de Peruíbe recolhe mais de 9 toneladas de lixo reciclável

Coleta seletiva de Peruíbe recolhe mais de 9 toneladas de lixo reciclável

outubro 04
21:21 2013

De segunda a sábado, um caminhão percorre diversos bairros para o recolhimento de plástico, vidro, papel e demais produtos que podem ser reaproveitados

ER

Da Reportagem

A Prefeitura de Peruíbe ampliou o serviço de coleta seletiva em diversos bairros. Além da conservação do meio ambiente, o serviço melhora a limpeza urbana e gera renda para famílias carentes. Somente no mês de agosto, a coleta seletiva do Município recolheu 9 toneladas de lixo reciclável (papel, vidro, plástico e metais),  que agora podem ser utilizados para a confecção de novos produtos.

O serviço conta com o apoio de um caminhão exclusivo que percorre diversos bairros, desde o Jardim Veneza até o Balneário Noves, para o recolhimento do lixo reciclável. Até agora, moradores de 16 condomínios e 50 casas já se cadastraram para receber a coleta seletiva, uma vez por semana. A arrecadação de resíduos sólidos também é feita em comércios, escolas e entidades da Cidade.

A participação da sociedade é fundamental para a realização deste trabalho, com o descarte correto do material inorgânico. A separação do lixo permite o reaproveitamento do material inorgânico, reduzindo a quantidade de resíduos que são inseridos no aterro sanitário, com o aumento de sua vida útil e a preservação do meio ambiente.

Foto: Divulgação/ PMP

Foto: Divulgação/ PMP

Para suprir a crescente procura por serviços de coleta, a Prefeitura destinará também uma Kombi para recolher lixo reciclável em outros pontos da Cidade.  Outro investimento da Administração Municipal foi a entrega de um novo galpão, mais amplo e estruturado, para receber o material que é recolhido pelo caminhão. Trata-se de um espaço amplo, instalado no bairro do Caraguava, que acomoda os materiais que recebem um devido tratamento antes de ser encaminhado para a reciclagem.

Esse processo envolve, inicialmente, o serviço de triagem – seleção e separação dos materiais – que são encaminhados para a prensa e depois para a pesagem. Após concluído esse processo, os materiais são vendidos para as empresas que cuidam do reaproveitamento e a reciclagem dos produtos. O serviço de coleta também vem garantindo renda para os catadores de lixo e famílias carentes que trabalham no galpão.

Coleta

Caso o seu bairro não esteja incluído no itinerário da coleta seletiva, basta fazer o agendamento pelo número (13) 99736-7531.

Para ler mais notícias, curta a página do Expresso Regional no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+

PERUÍBE, ITANHAÉM, MONGAGUÁ, ITARIRI, PEDRO DE TOLEDO, MIRACATU, PRAIA GRANDE, IGUAPE, JUQUIÁ, ILHA COMPRIDA, REGISTRO.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *