Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

Comunicação empresarial em tempos de redes sociais

Comunicação empresarial em tempos de redes sociais

outubro 30
08:16 2013

ER

*Por: Graziela Jabur

Especialista ou não, é impossível ficar alheio ao quanto as redes sociais mudaram o modo com que nos comunicamos. Aliás, enquanto escrevo isso, já começo a achar esta afirmação “coisa do passado”. A mudança já aconteceu, uma verdadeira revolução e evolução da forma com a qual nos relacionamos e falamos com o outro.

As redes sociais aproximam ou afastam? Eu fico com a primeira alternativa e isso vale também para as empresas e seus públicos: clientes e colaboradores. A informação está cada vez mais acessível e democratizada, o que aumenta e muito a responsabilidade de quem produz conteúdo, assim é fundamental saber lidar com as ferramentas de comunicação com bom senso, coerência e respeito com quem lê o que você escreve ou “posta”.

Falando em Facebook, por exemplo, o primeiro passo é entender que a página de uma empresa ou instituição é bem diferente de uma pessoal, e que o potencial de alcance da rede é enorme. Segundo dados publicados no G1, o Brasil possui 76 milhões de usuários nesta rede social, ficando atrás da Índia e dos EUA. Ainda de acordo com informações do Portal, que foram fornecidas por Leonardo Tristão, diretor geral do Facebook no país, apesar de o Brasil perder para a Índia em número total de usuários, os brasileiros são mais assíduos que os indianos, sendo o segundo no mundo em acessos diários, perdendo apenas para os Estados Unidos, onde nasceu a companhia.

Com números expressivos e potencial inegável, fugir das redes sociais é bobagem. Uma hora ou outra, sua empresa vai precisar entender o seu “poder”. Seu público está lá, o seu consumidor fiel ou em potencial está de olho em tudo e ávido por informações para escolher como e o que consumir. Porém, como todo projeto, a entrada da sua organização no Facebook, que uso aqui novamente como exemplo, deve ser planejada, estruturada e feita com profissionalismo.

Independente do meio ou da rede, informação continua sendo coisa muito séria, então não coloque sua empresa no ar só para estar lá. O conteúdo deve ser gerenciado e ter frequência. De que adianta postar uma mensagem de auto ajuda na página de uma loja de sapatos? Ou a oferta de uma bolsa feminina na página de um pet shop? O que é publicado precisa ter “link” com o que você faz, vende, produz para o seu público. Isso vale também para as imagens escolhidas, ou seja, elas devem refletir a área de atuação e como você quer que vejam sua empresa e o que ela oferece. Ao postar conteúdo, vale lembrar do “casamento” do texto com a imagem, ambas precisam se completar.

Potencializar clientes e dinamizar o seu negócio. Estes são alguns benefícios de mostrar a cara nas redes sociais e, para o impacto ser positivo e os resultados concretos, planeje e procure um profissional especializado. Vale a dica: avalie claramente qual será o retorno sobre o investimento da sua comunicação em tempos de redes sociais, não improvise e leve em conta o alcance e a velocidade delas.

*Graziela Jabur (grazielajabur@uol.com.br) é jornalista especializada em Assessoria de Comunicação para Empresas, Gerenciamento e Produção de Conteúdo. Com mais de 10 anos de experiência, é assessora de comunicação do Centro Clínico Peruíbe (www.centroclinico.com.br) e atende empresas dentro e fora do estado de São Paulo.

Para ler mais notícias, curta a página do Expresso Regional no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+

PERUÍBE, ITANHAÉM, MONGAGUÁ, ITARIRI, PEDRO DE TOLEDO, MIRACATU, PRAIA GRANDE, IGUAPE, JUQUIÁ, ILHA COMPRIDA, REGISTRO.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira