O Expresso Regional

DENGUE: PERUÍBE BAIXA A GUARDA E JÁ TEM 33 CASOS CONFIRMADOS DA DOENÇA

DENGUE: PERUÍBE BAIXA A GUARDA E JÁ TEM 33 CASOS CONFIRMADOS DA DOENÇA

março 20
10:04 2013

ER

Por  Dr. Antonio Abude

                 Dr. Antonio Abude Estamos no meio da tormenta em relação a Dengue. Já temos o vírus tipo 4 em nossa região e todos estão em alerta máximo, de Santos a Jacupiranga, com um único objetivo de conter o avanço da doença controlando os níveis de infestação do mosquito.

E infelizmente na contra mão deste esforço regional Peruíbe desmontou a equipe do Programa Municipal de Combate Dengue (PMCD). Equipe que foi montada na administração passada e que foi, durante 3 anos, treinada pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) para agir o ano todo e principalmente nesta época.

Além do trabalho de rotina a equipe executa o bloqueio de criadouros na quadra que aparece um caso confirmado da doença, e mais nove quadras adjacentes. Este bloqueio é de suma importância, pois ajuda a conter o avanço da Doença.

Peruíbe já registra 33 casos confirmados da doença e 230 casos que estão aguardando resultados de exames. Se fizermos uma conta simples, multiplicando pelo número de quadras que já deveriam ter sido trabalhadas para a eliminação de criadouros iremos chegar a 153 quadras não trabalhadas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde o número de casos reais se obtém fazendo uma conta simples: para cada caso notificado de uma doença, temos 10 casos não notificados, assim podemos dizer que Peruíbe já pode registrar até 330 casos.

Por estes motivos, faço um apelo para que o município não espere um novo processo seletivo para contratação de Agentes de Endemias, que encontre uma saída para o impasse, criando e treinando uma equipe (emergencial) para a realização do bloqueio de casos confirmados. Tenho absoluta certeza que a SUCEN dará todo o suporte técnico para esta equipe.

Também faço um apelo para a população de Peruíbe para que diante da situação redobre os cuidados em suas casas, para os corretores de imóveis, que cuidem das casas fechadas, para as borracharias e comércios de sucata que destruam os criadouros, afinal a Dengue é um dever de todos e não podemos “baixar a guarda”.

Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/JornalOExpressoRegional?ref=ts&fref=ts

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Visite nosso CANAL no Facebook

Canal Expresso Regional

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira