O Expresso Regional

Doulas: quem são?

Doulas: quem são?

fevereiro 26
20:40 2013

ER

*Por: Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi

Dra. Ana Maria Calaça PrigenziEm 2001, quando foi realizado o primeiro curso de Formação de Doulas, ninguém imaginava a importância que estas profissionais teriam num futuro tão próximo. Isso porque, naquela época, raras pessoas sabiam o que era uma doula e qual a sua função.

Apesar de ainda hoje ainda se fazer muita confusão a respeito do assunto, muita gente já conhece as funções atribuídas às doulas, sua importância e seu papel no cenário da assistência ao parto.

Mesmo assim, é sempre importante informar que doulas são mulheres preparadas para dar suporte durante o parto. Embora elas não possam executar a parte técnica da assistência, têm papel importante no processo do parto, o que faz uma grande diferença no seu resultado. Em outras palavras, pensando num mesmo público, mesma maternidade e equipe de médicos e enfermeiras, são as mulheres acompanhadas por doulas as que serão mais beneficiadas. Vale destacar que estudos mostram redução de 20% nas taxas de cesariana e de 30% nos nascimentos de bebês com baixa nota (avaliação das condições ao nascer) nos primeiros minutos de vida.

Existem dois modelos de atuação: as doulas do setor privado, remuneradas por seu trabalho de atendimento a clientes que as contratam, e as dolas voluntárias, que trabalham no sistema público e não conhecer anteriormente as gestantes que vão atender.

No Brasil, existem entre 2 mil e 4 mil doulas atuantes, embora não haja um número oficial ou cadastro único. No dia 31 de janeiro deste ano, o Ministério do Trabalho lançou a nova versão da Classificação Brasileira de Ocupações, onde figura, pela primeira vez, a ocupação de doula.

Não existe uma profissionalização oficial, tal qual ocorre em outras ocupações em que não há execuções de procedimentos de risco para a população. Assim como os fotógrafos que entram no recinto do parto, as doulas não realizam procedimentos médicos ou de enfermagem, ou seja, não oferecem risco à população.

As funções básicas da doula são: acompanhar, acalmar, oferecer suporte emocional e físico, realizar massagem localizada, sugerir movimentos respiratórios, atitudes, entre outras ferramentas que ajudam a mulher a atravessar o intenso processo de dar à luz a um bebê.

Se você gostou deste artigo sobre as doulas e se interessou pelo assunto, procure a equipe do Banco de Leite Humano de Peruíbe, que fica à Casa da Mulher e da Criança.

*Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi (CRM 52381) – É Pediatra e Consultora Internacional em Aleitamento Materno.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Visite nosso CANAL no Facebook

Canal Expresso Regional

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira