Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

Fé e emoção na visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em Registro (SP)

Fé e emoção na visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em Registro (SP)

maio 20
22:07 2013

Cotidiano –

Peregrinação da Santa Padroeira do Brasil faz parte do Revelando São Paulo – Vale do Ribeira

ER

Reportagem Mônica Beatriz Bockor

Por onde passa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida causa emoção e gestos de adoração entre os católicos. Em Registro, a imagem peregrina da Padroeira do Brasil também foi recebida com muita devoção pelos moradores na sexta-feira, 17 de maio. O prefeito Gilson Fantin e a primeira-dama Maria Amélia receberam a Nossa Senhora por volta das 15h30, no Auto Posto Ouro Verde. Ela foi trazida de Juquiá pelo prefeito Merce Hojeije e pela primeira-dama Ana Emília.

Apesar da garoa, a imagem da Santa Padroeira seguiu no carro do Corpo de Bombeiros até a Catedral São Francisco Xavier, onde o padre Lúcio André Pereira rezou a celebração. A Imagem Peregrina de Aparecida saiu do Santuário Nacional no dia 27 de abril para iniciar a visitação a 28 municípios do Estado. A peregrinação faz parte da programação do Revelando São Paulo Vale do Ribeira – Festival de Cultura Paulista Tradicional, que está em sua 10ª edição. O objetivo da visitação de Nossa Senhora é difundir a cultura de paz e o respeito à diversidade, destacada também no Revelando pela pluralidade das manifestações culturais.

Em sua visita a Registro, a “Mãe Peregrina” foi homenageada pelas comunidades nas paróquias São Francisco Xavier (Centro), Nossa Senhora Aparecida (Vila Nova, Agrochá e Votupoca) e São José Operário (Pedreira). No sábado, 18/05, a imagem seguiu em cortejo da Catedral até a Praça Beira Rio, acompanhada pela Banda Santa Cecília de Iguape.

Prefeito Gilson e a primeira-dama Maria Amélia levaram a imagem até o altar, enquanto os moradores se esforçavam para tocar a Santa e registrar, mesmo no celular, fotos da Padroeira.  (Foto: Luiz Hirata)

Prefeito Gilson e a primeira-dama Maria Amélia levaram a imagem até o altar, enquanto os moradores se esforçavam para tocar a Santa e registrar, mesmo no celular, fotos da Padroeira. (Foto: Luiz Hirata)

A chegada à Praça foi um dos momentos mais marcantes da visita da Santa ao município. Apesar da garoa fria, centenas de fieis aguardavam ansiosos para louvar a Nossa Senhora. Bastante emocionados, o prefeito Gilson e a primeira-dama Maria Amélia levaram a imagem até o altar, enquanto os moradores se esforçavam para tocar a Santa e registrar, mesmo no celular, fotos da Padroeira.

Após a missa celebrada pelo Padre Lúcio, os fieis tiveram oportunidade de tocar a imagem e mostrar toda a devoção pela Mãe Peregrina. A missa contou com a participação da Banda Municipal de Registro e da dupla Juliano e Marcos Lima, que acompanhou o coral da igreja. Com músicas tão emocionantes, foi difícil conter as lágrimas durante a celebração. Na marina, a Imagem Peregrina despediu-se de Registro e seguiu de lancha pelo Rio Ribeira até Sete Barras, onde foi entregue ao prefeito Miro Kabata.

A programação da visitação da Imagem Peregrina em Registro foi realizada pela Prefeitura, Paróquia São Francisco Xavier e comissão organizadora, formada por Anastácio Alberto Teixeira, José Antonio Jeremias Júnior, José de Paula Teixeira e Dorival Koki, entre outras pessoas que contribuem anualmente com o evento.

Até chegar a Iguape, onde acontece o Revelando São Paulo Vale do Ribeira entre os dias 29 de maio e 2 de junho, a Imagem Peregrina passará por Eldorado, Cajati, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Cananéia e Ilha Comprida.  O Revelando São Paulo é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira