O Expresso Regional

Hapkido e seus benefícios para o corpo e a mente

Hapkido e seus benefícios para o corpo e a mente

Hapkido e seus benefícios para o corpo e a mente
maio 19
17:08 2014

*Por: Clarissa Helena S. Novi

Clarissa Novi

Clarissa Novi

Praticar exercícios físicos envolve, na maioria das vezes, conciliar a vida profissional e familiar, a rotina da casa, entre outras, com uma atividade física. Quando o assunto é Hapkido, esta realidade é a mesma. Sou advogada e, pela minha profissão, ocorre de eu ter que faltar há alguns treinos desta modalidade que pratico há cerca de 20 anos, mas raramente deixo isso acontecer.

Encontrar um espacinho na agenda é tarefa simples diante dos benefícios que o Hapkido traz para a vida. O treino alivia o estresse, o contato com os demais praticantes é divertido, os laços de amizade que ser formam são duradouros e a prática em si libera endorfinas que fazem com que o pior dos dias seja esquecido!

A prática do Hapkido traz uma série de vantagens para a saúde física dos seus adeptos. Para o corpo, proporciona condicionamento físico, flexibilidade, melhoras na postura, coordenação motora e respiração, além de poder de concentração, melhoras significativas nos portadores de dislexia e, também, nas crianças hiperativas. Fora isso, traz conceitos que ajudam a respeitar a hierarquia, respeito aos mais velhos, ao próximo, cidadania, entre outros.  Para a mente, os ganhos vão desde a superação das dificuldades de socialização (timidez), até o controle de pessoas com tendências à agressividade. Podemos incluir, sobretudo, o equilíbrio mental, a calma, o alívio do estresse e o auxílio na cura de pessoas com problemas de depressão.

Neste cenário, vale lembrar os princípios que norteiam o Hapkido e toda a arte marcial. O primeiro deles é o da “não violência”. O verdadeiro praticante de arte marcial busca o equilíbrio da mente e do corpo e não faz mau uso da arte marcial. Outro princípio e objetivo é aprender a se defender, defender os familiares, amigos ou patrimônio de agressões injustas, mas, como pregamos o equilíbrio e somos considerados “mão armada”, uma das bases do Hapkido é o equilíbrio da mente e da força. Temos um ditado que aprendemos que ilustra bem isso: “Se você sabe que seu oponente é mais forte, porque brigar? Você vai apanhar! Se você sabe que seu oponente é mais fraco, porque brigar? Você será tido como covarde! Se você sabe que seu oponente é tão forte quanto você, porque brigar? Vocês não vão chegar a nada”!

O que se aprende no Hapkido pode ser usado em outras situações do dia a dia como o controle do estresse, a disposição para o trabalho, a concentração e o discernimento para atravessar as dificuldades com equilíbrio e calma. E, voltando ao ditado que mencionei acima, a pratica do Hapkido se resume em respeitar o próximo e evitar a violência, salvo em casos extremos de defesa pessoal ou em favor de terceiros injustamente ofendidos.

*Clarissa, advogada, é a única brasileira campeã mundial de Hapkido.

assessoria de imprensa (1)

 

Para ler mais notícias, curta a página do Expresso Regional no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+

Clique no ícone abaixo para a página principal

Logo caixa pequena

Artigos relacionados

1 comentário

  1. Brenda
    Brenda novembro 17, 11:54

    Ameei!! Sempre tive muito interesse em lutas, mas não sabia ao certo qual seria a melhor escolha. Achei muito interessante o que você mencionou sobre o equilíbrio mental e os benefícios aos tímidos e hiperativos. Muito bacana mesmo!

    Responder esse comentário

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Visite nosso CANAL no Facebook

Canal Expresso Regional

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira