O Expresso Regional

Iniciado processo de construção do Plano Municipal de Juventude de Ilha Comprida (SP)

Iniciado processo de construção do Plano Municipal de Juventude de Ilha Comprida (SP)

Iniciado processo de construção do Plano Municipal de Juventude de Ilha Comprida (SP)
novembro 14
22:16 2014

Qualquer cidadão poderá contribuir com a construção do Plano, enviando suas propostas através do grupo formado no Facebook da Coordenadoria da Juventude

Da Reportagem –

Juventude Ilha CompridaA Coordenadoria em parceria com o Conselho Municipal de Juventude deu início ao processo de construção coletiva do Plano Municipal de Juventude de Ilha Comprida, conforme estabelece o Estatuto da Juventude. A elaboração do Plano tem como objetivo principal colocar na agenda de políticas públicas da nossa cidade as demandas da nossa juventude para os próximos 4 anos (de 2016 à 2020).

O processo de construção coletiva faz parte do movimento em âmbito nacional, de implementação de políticas públicas para esse segmento. O grande marco no âmbito das políticas públicas para juventude foi a proposição de um Plano Nacional da Juventude, em prol da construção de uma Política Nacional de Juventude, em 2004. Antes disso, as políticas para este segmento eram fragmentadas e pulverizadas pelos diversos setores, não havendo um espaço para a construção de uma política de/para juventude, considerando sua diversidade e suas particularidades.

“Seguindo a orientação nacional e baseados na experiência de sucesso de países europeus, iniciamos em setembro deste ano, o processo de construção coletiva do nosso Plano Municipal de Juventude, que considero o principal passo se quisermos de fato estabelecer políticas públicas planejadas. O PMJ tem por finalidade, propor diretrizes que irão orientar a formulação, a implementação e a avaliação das políticas públicas de juventude do nosso município, num esforço de torna­las responsabilidade de Estado e não de governos. Para isso, a divulgação e a posterior construção do Plano estão sendo realizadas de forma a abarcar o poder público, os jovens, a sociedade civil, as lideranças, escolas e demais cidadãos que se interessem na construção coletiva do nosso PMJ”, explica o coordenador municipal da Juventude Ricardo Aguiar.

Além dos encontros descentralizados nos mais diversos espaços comunitários, escolas e projetos, qualquer cidadão poderá contribuir com a construção do Plano, enviando suas propostas através do grupo formado no facebook da Coordenadoria da Juventude.

Confira os eixos temáticos que compõem o PMJ de Ilha Comprida.

EIXO 1. Qualidade e melhora da gestão

EIXO 2. Informação e participação juvenil; incentivo ao associativismo

EIXO 3. Arte e Cultura

EIXO 4. Criatividade e inovação

EIXO 5. Educação formal: formação e qualificação

EIXO 6. Esporte, lazer e recreação

EIXO 7. Convivência, integração e igualdade de oportunidades

EIXO 8. Saúde, consumo e segurança

EIXO 9. Meio ambiente e sustentabilidade

EIXO 10. Emancipação juvenil: empregabilidade, empreendedorismo e geração de renda

Os líderes comunitários podem solicitar a realização de encontros de discussão temática em suas respectivas comunidades através do Facebook, do e-mail juventudeilhacomprida@hotmail.com ou pelo telefone 98135 5216.

Para ler mais notícias, curta a página do Expresso Regional no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+ Clique no ícone abaixo para a página principalLogo caixa pequena

Baixada Santista – Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão. Vale do Ribeira – Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Ilha Comprida, Iguape, Cananéia, Registro.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *