O Expresso Regional

Itanhaém: Projeto Clean Up Dive estimula a remoção de apetrechos de pesca na Ilha da Queimada Grande

Itanhaém: Projeto Clean Up Dive estimula a remoção de apetrechos de pesca na Ilha da Queimada Grande

Itanhaém: Projeto Clean Up Dive estimula a remoção de apetrechos de pesca na Ilha da Queimada Grande
fevereiro 21
20:47 2013

O primeiro encontro do evento acontece na ACAI, que fica na Av. Presidente Vargas, 757, no Centro

ER Meio Ambiente

Da Reportagem

Considerado um dos maiores eventos náuticos da Baixada Santista, o Clean Up Dive acontecerá nos dias 1 e 2 de março, na Ilha da Queimada Grande, em Itanhaém, litoral sul de SP. O evento contará com atividades de mergulho profissional para a coleta de apetrechos de pesca perdidos, além de oficinas de iniciação ao mergulho livre, incluindo ainda workshops de fotografia e observação de aves ao redor da ilha. Quem estiver interessado deve se inscrever neste link até o dia 28.

O grupo embarcará dia 2 na Marina Maitá, que fica na Rua Urcesino Ferreira, 646, Baixio

O grupo embarcará dia 2 na Marina Maitá, que fica na Rua Urcesino Ferreira, 646, Baixio

No dia 1º de março, a partir das 19 horas, na sede da Associação Comercial e Industrial de Itanhaém (Acai), haverá a palestra ministrada pelo Doutor em Oceanografia Biológica, Luiz Miguel Casarini. Na ocasião, os participantes tomarão conhecimento das consequências geradas pela pesca irregular e importância das Unidades de Conservação para preservação da fauna e manutenção do estoque pesqueiro. Os bombeiros e polícia ambiental também estarão presentes dando instruções sobre a legislação e as punições de quem pratica tal tipo de pesca.

Com saída na Marina Maitá marcada para as 6 horas do dia 2, o grupo embarcará rumo a Ilha da Queimada Grande. No local haverá uma oficina de fotografia, iniciação ao mergulho livre e observação das aves e mamíferos marinhos. Para a limpeza marinha, a equipe presente atuará na coleta e análise de cada objeto, formulando no fim do passeio um relatório detalhado do material recolhido.

A Ilha da Queimada Grande compõe a Área de Relevante Interesse Ecológico, que engloba as Ilhas Queimada Pequena e Queimada Grande, além de uma Unidade de Conservação Federal gerida pelo  ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Autarquia Federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Para a analista ambiental e uma das organizadoras do evento, Adriana Melo Magalhães, o evento promove uma melhor compreensão das consequências ambientais no Município. “A nossa intenção é gerar uma educação ambiental para todos os munícipes, tendo em vista o respeito e a preservação da natureza. Esse tipo de ação serve ainda para mostrar uma nova opção de turismo ambiental para a Cidade”.

OBJETIVO – O projeto Clean Up Dive atua na localização e a retirada de petrechos de pesca abandonados no mar, que por consequência de atividades pesqueiras irregulares causam acidentes à navegação, poluição das praias e incrustação de espécies exóticas. Além disso, esses fragmentos transformam-se em armadilhas à vida marinha, resultando na morte de algumas espécies.

Artigos relacionados

1 comentário

  1. Adriana Schreiber
    Adriana Schreiber fevereiro 21, 20:58

    Obrigada pela divulgação. Peruíbe estará participando desta ação com equipe de profissionais e embarcação própria, pela primeira vez. Envio release após evento. Abs.

    Responder esse comentário

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *