O Expresso Regional

Itanhaém (SP) implanta Gabinete de Gestão Integrada para unir forças pela segurança pública

Itanhaém (SP) implanta Gabinete de Gestão Integrada para unir forças pela segurança pública

Itanhaém (SP) implanta Gabinete de Gestão Integrada para unir forças pela segurança pública
janeiro 26
10:04 2015

A proposta segue as diretrizes instituídas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça

Da Reportagem –
Maior integração com as forças policiais, que trabalharão em conjunto com a Prefeitura. (Foto: Divulgação)

Maior integração com as forças policiais, que trabalharão em conjunto com a Prefeitura.
(Foto: Divulgação)

Itanhaém, litoral de São Paulo, oficializa na próxima terça-feira (27), a partir das 15 horas, no Paço Municipal, a implantação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que une de forma efetiva os segmentos ligados a segurança pública. Com coordenação do prefeito Marco Aurélio Gomes, o GGI itanhaense conta com representantes das polícias Militar, Civil e Rodoviária, além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Estadual. Esse grupo trabalhará para definir ações de política pública de segurança, que propiciem a diminuição da criminalidade.

Segundo Marco Aurélio, a proposta atende também a diretriz adotada pelo Governo Municipal, que está lançando o Programa Cidade Segura, com uma série de ações concretas voltadas para o fortalecimento do setor.

“Estamos implantando o sistema de videomonitoramento por câmeras e reestruturando a Guarda Civil Municipal (GCM), criando duas novas bases operacionais no Centro e no Suarão. Além disso, o investimento em iluminação pública, eliminando os pontos escuros nos bairros, visa proporcionar condições mais seguras para os moradores”, destacou o chefe do Executivo.

Com isso, haverá uma integração maior com as forças policiais, que agora trabalharão em conjunto com a Prefeitura. “Essa proximidade com as corporações será fundamental para definirmos prioridades e planejarmos trabalhos que poderão ser desenvolvidos em parceria”.

A ação congrega as forças ligadas a segurança pública e ao Governo Municipal, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça. Além de identificar as demandas prioritárias da comunidade, difundir a filosofia de gestão integrada em segurança pública e elaborar um planejamento estratégico das ações a serem executadas em âmbito local.

O GGI auxiliará também na implementação das políticas vinculadas ao Plano Nacional de Segurança Pública, estabelecendo uma rede de intercâmbio de informações, experiências e práticas de gestão e cria indicadores que possam medir a eficiência do sistema de segurança pública.

Poderão ser criadas câmaras temáticas para analisar temas específicos, com a participação da sociedade civil organizada, com o objetivo de encaminhar proposições para análise e deliberação do colegiado pleno do GGI. O mesmo vale para a criação de câmaras técnicas, compostas por profissionais da área de segurança pública indicados pelo Gabinete para análise de temas específicos, programas de prevenção e repressão ao crime.

Para ler mais notícias, curta a página do Expresso Regional no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+ Clique no ícone abaixo para a página principalLogo caixa pequena

Baixada Santista – Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga, Cubatão. Vale do Ribeira – Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Ilha Comprida, Iguape, Cananéia, Registro.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *