Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

Já avaliou a Comunicação Interna de sua empresa e como ela pode ajudar na evolução do seu negócio?

Já avaliou a Comunicação Interna de sua empresa e como ela pode ajudar na evolução do seu negócio?

maio 02
13:15 2013

ER

*Por: Graziela Jabur

No artigo anterior, falei um pouco sobre a importância da Comunicação Interna para gerar sinergia e motivar o seu funcionário. Também fiz o convite para você avaliar como anda a Comunicação da sua empresa com os colaboradores. Então, sobrou um tempinho para esta análise? Em caso positivo e se você gostar da ideia, me conte as suas impressões por e-mail. Se não conseguiu umas horinhas para isso, o convite continua em pé.

Dando continuidade ao tema, nosso ponto de partida é incluir a Comunicação como parte integrante da sua empresa, afinal comunicar é participar. Desta forma, ao se decidir pelo investimento nesta área, a integração dela com os demais setores da organização é fundamental.

Um exemplo: o RH (Recursos Humanos) ou a Administração podem e devem estar em constante contato com a pessoa ou equipe responsável pela Comunicação, pois a produção de textos, implantação de processos, rotinas, manuais, treinamentos, entre outras ações, que podem contribuir para melhorar o dia a dia e a produtividade do seu time, tem total relação com a área. Uma das suas funções é dar suporte a toda a necessidade de conteúdo para realização destas e outras iniciativas, produzindo, editando e organizando o material necessário, além de cuidar da divulgação disso internamente ou externamente (público, cliente, imprensa, autoridades, entre outros), dependendo do caso.

A definição da Política da Empresa, assim como dos seus valores e missão, também pode contar com o suporte da Comunicação que, entre outras funções, vai cuidar de “traduzir” isso para o seu público ou para o colaborador, usando linguagem e técnicas adequadas para tais ações. Vale destacar que todo o conteúdo utilizado dentro da sua empresa é uma matéria prima muito valiosa, pois, principalmente nos dias de hoje, com a tecnologia a mil por hora, o que é pensado ou dito tem cada vez mais peso e velocidade.

Coerência, objetividade e transparência são alguns dos ingredientes básicos para que a Comunicação Interna funcione, assim como a Externa. Adicione a isso: compromisso com o seu público (tanto clientes quanto colaboradores), responsabilidade, melhoria constante dos produtos e serviços oferecidos, apoio de profissional especializado. Pronto! Você tem a base para edificar a Comunicação da sua empresa com eficiência, o que, na outra ponta, vai resultar na evolução do seu negócio como um todo, assim como em redução de custos, lucratividade, colaboradores e clientes fiéis e satisfeitos. Fica a dica!

 

*Graziela Jabur é jornalista especializada em Assessoria de Imprensa. Trabalha na Comunicação Vertical (www.comunicacaovertical.com.br) e é Assessora de Comunicação do Centro Clínico Peruíbe. E-mail: grazielajabur@uol.com.br

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira