O Expresso Regional

Juquiá recebe visita de grupo estrangeiro interessado em conhecer a cultura do Palmito Pupunha

Juquiá recebe visita de grupo estrangeiro interessado em conhecer a cultura do Palmito Pupunha

abril 09
12:22 2013

ER

 Da Reportagem

O Município de Juquiá, Vale do Ribeira, através do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Econômico, produtores e empresários da cadeia produtiva do Palmito Pupunha receberam a visita de um grupo de Peruanos.

A comitiva incluía profissionais como o Presidente CEO da Sociedade Agrícola Caynarachi Srº Miguel Nicolini, o Engenheiro Agrônomo Srº Pedro Carrasco e o Engenheiro Agrônomo Srº Roberto Ramírez Otárola. A visita teve o objetivo de conhecer as técnicas de produção e industrialização do palmito pupunha. O grupo tomou conhecimento da cultura em Juquiá através do Doutor Engenheiro Agrônomo Luiz Mendonça de Cascavel/SC.

O presidente CEO interessado em investir em seu país, com projeção de plantio de 360 ha em sua propriedade e instalação de uma indústria de processamento, sentiu motivado a conhecer Juquiá e suas tecnologias de produção.

Com a projeção que está atingindo, Juquiá é hoje o maior produtor do estado de São Paulo com aproximadamente 1600 ha de área plantada, e agora, expande sua fama no mercado brasileiro e ao atingir o mercado internacional.

Segundo a técnica agrícola e chefe de divisão do Agronegócio Flavia de Godoi, a visibilidade na qual o município tem alcançado facilita cada vez mais a introdução do palmito Pupunha na alimentação proporcionando um aumento de demanda produtiva e impulsionando a produção e investimento neste cultivo.

“A visita vem demonstrar a solidificação do cultivo Palmito Pupunha no município de Juquiá” completa o engenheiro agrônomo Éder Florêncio Pereira.

“Receber investidores em Juquiá já virou rotina devido ao alcance que nossos trabalhos a frente do Departamento de Agricultura e a Feira da Pupunha proporciona, mas desta vez nos surpreendeu por ser investidores peruanos em busca do aprendizado na cultivo da pupunha. Isso nos fortalece e nos mostra que estamos fazendo as coisas certas. Estamos trabalhando em prol do desenvolvimento da agricultura e do nosso município, com total apoio do prefeito Merce e com o trabalho desenvolvido pela equipe do departamento de agricultura”, afirmou o diretor Ilso Luiz dos Santos.

Na realização da visita, contamos com a colaboração dos empresários e produtores de palmito pupunha como Mohsen Hojeije – Fábrica Floresta e Fazenda Khalil e o Sr. Julio César – RL Indústria e Comércio de Palmito, o produtor de Mudas Sr Adagoberto Lopes da Silva- Viveiro Mercador Plantas, o produtor de palmito Sr Carlos Augusto de Souza Braz – Sitio Lago Azul e o Sr Jaime Batista – Sitio Fonte Cristalina com demonstração do Palmito Minimamente Processado.

Para o prefeito Merce Hojeije “receber a comitiva é uma honra. Antes de assumirmos a administração era difícil para os empresários localizar Juquiá no mapa. Antes se localizava assim: “Juquiá fica depois de Miracatu e antes de Registro”. Mas agora é diferente, Juquá é reconhecido como a Terra da Pupunha”.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Visite nosso CANAL no Facebook

Canal Expresso Regional

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira