O Expresso Regional

Juquiá (SP) avança na regularização dos resíduos sólidos

Juquiá (SP) avança na regularização dos resíduos sólidos

Juquiá (SP) avança na regularização dos resíduos sólidos
agosto 02
11:49 2014

Da Reportagem

Reunião aconteceu na Secretaria de Estado do Meio Ambiente.  (Foto: Divulgação)

Reunião aconteceu na Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
(Foto: Divulgação)

Na tarde de quinta-feira (24/07) no gabinete do Secretário de Estado do Meio Ambiente Rubens Risek, o prefeito Merce de Juquiá, Vale do Ribeira (SP), acompanhado do diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente Ronaldo Pereira, apresentaram ao secretário todos os documentos até agora levantados e elaborados para uma definitiva regularização dos resíduos sólidos no município, participaram da reunião o assessor executivo do CDHU Marcos Antonio da Veiga Campos e o diretor da Cetesb Aruntho Savastano Neto.

Após vinte anos de lentidão no processo por causa dos entraves e inúmeras dificuldades, o município demonstrou que vem desenvolvendo diversas ações como, melhoramentos na operação e o estado do vazadouro, através de apontamento identificou novas áreas para licenciamento do novo aterro, esses foram alguns dos caminhos que o meio ambiente percorreu para melhorar o quadro dentro do município. Para solucionar o problema 5 (cinco) novas áreas foram levantadas e descartadas pela CETESB, devido a proximidade com APAS, lençol freático e rochas que dificultavam as sondagens.

Porém, o município identificou uma nova área em setembro de 2013, devidamente autorizada pelo proprietário foram realizados os estudos de sondagens em maio de 2014, em que se verificou que a área é adequada para a instalação do aterro. Com os estudos em mãos, na segunda quinzena de julho foram confeccionadas as peças e jogo de plantas, para ser solicitado novamente a CETESB Regional o pedido das licenças prévias e instalação.

Sobre a operação e encerramento do antigo vazadouro, estão em curso à implantação de um sistema de drenagem de água pluvial, dreno de gás, captação de liquido percolado (chorume) e estabilização de taludes, bermas com aplicação de hidrossemeadura, numa tentativa de remediação ambiental numa área que é operada há mais de 20 anos.

Outra frente de trabalho e assumida pelo Departamento de Meio ambiente é a elaboração e aprovação do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos que se encontra em fase final, necessitando apenas de mais uma apresentação e aprovação em audiência pública para demonstrar as alterações sugeridas na primeira, e por fim encaminhar a Câmara de Vereadores para análise à futura aprovação.

Compreensivo e disposto a ajudar o município em suas ações quanto à regularização do aterro, o Secretário Exmo Sr. Rubens Risek, acolheu o pedido apresentado, mas pediu agilidade para sanar definitivamente o problema.

Para ler mais notícias, curta a página do Expresso Regional no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+ Clique no ícone abaixo para a página principalLogo caixa pequenaBaixada Santista – Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão. Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Ilha Comprida, Iguape, Cananéia, Registro e todo Vale do Ribeira.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Procurando por flats em São Paulo?

r2-flats

http://www.flatsaopaulo.com/

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira