O Expresso Regional

Meio Ambiente: Operação Canal Limpo é realizada em Iguape/SP

Meio Ambiente: Operação Canal Limpo é realizada em Iguape/SP

Meio Ambiente: Operação Canal Limpo é realizada em Iguape/SP
dezembro 19
22:58 2012

Mais de duas toneladas de lixo foram retiradas

Idealizada pelo empresário Nobuo Muramatsu, já falecido,e apoiada pela Canal limpo IguapePrefeitura Municipal de Iguape, foi realizada no dia 1º. de dezembro a Operação Canal Limpo. A ação envolveu moradores e entidades do Bairro Pontalzinho e Praia do Leste retirando do Mar Pequeno mais de duas toneladas de lixo.

O idealizador Nobuo Muramatsu, e que habitualmente praticava pesca esportiva na porção estuarina, entre o Bairro do Pontalzinho e a Praia do Leste em Iguape, ficava indignado com a situação que se encontravam as margens do estuário, cheias de lixo como sacolas plásticas, garrafas pets, chinelos, entre outros objetos.

Limpeza Canal IguapeCom uma ideia na cabeça e muita vontade de mudar aquela situação o empresário juntamente com a ACECAT – Associação Centro Caiçara de Atendimento Turístico, mobilizou os Moradores do Bairro Pontalzinho e adjacências e realizaram a primeira edição da Operação Canal Limpo em 2007. Total sucesso com a retirada de 1,5 toneladas de lixo do estuário, que foram destinados a Associação de Reciclagem local, e que teve repercussão na mídia local e regional.

Nos anos subsequentes a ação ganhou força e aumentou sua abrangência chegando mobilizar cerca de 100 pessoas em sua última edição.canal limpo Iguape

Anualmente vem se notando uma participação crescente do público envolvido pela ideia de fazer do planeta um ambiente mais equilibrado e com a consciência de que cada um deve fazer a sua parte, participando das ações e também propagando os ideais de uma educação ambiental.

Já se observa a mudança de comportamento na população e também dos turistas que frequentam o local ou utilizam os serviços de guias de pesca.

Artigos relacionados

1 comentário

  1. Eulália Serafin
    Eulália Serafin fevereiro 14, 20:26

    Excelente a participação dos moradores e simpatizantes na Operação Canal Limpo. Pena que a Prefeitura, que deveria fazer a retirada do lixo, não o fez e o mesmo está se espalhando com o vento e chuva e parte sendo espalhado novamente para o mangue. Em operaçoes como esta, todos os envolvidos deveriam atuar de forma concreta e coerente para que desse 100% certo.

    Responder esse comentário

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *