O Expresso Regional

Museu de Itanhaém traz a história para a população

Museu de Itanhaém traz a história para a população

Museu de Itanhaém traz a história para a população
dezembro 20
08:54 2012

Trata-se do Museu Conceição de Itanhaém, litoral sul de SP, que reúne um acervo de fotos, jornais, livros e documentos raros, que guardam parte da história da segunda cidade mais antiga do Brasil.

Localizado no Centro Histórico da Cidade, um destaque de seu acervo é a cópia da Carta de Batismo do Padre José de Anchieta, que viveu na cidade por muitos anos na época do Brasil colonial. Entre os muitos objetos raros, está também o livro “Vila de Itanhaém”, escrito pelo artista local Benedito Calixto.

Museu itanhaémOutro registro interessante é a carta de batismo do renomado pintor itanhaense Bernardino de Souza Pereira, bem como sua maleta com pincéis e tintas. Há também o retrato feito por ele de outro pintor célebre da Cidade: Benedito Calixto.

Estão em exposição também fotos antigas que mostram vários momentos importantes de Itanhaém, além de jornais antigos e diversos outros documentos históricos. A construção da ponte ferroviária sobre o Rio Itanhaém é um dos fatos marcantes destacados. Há ainda uma urna funerária indígena, que foi descoberta por moradores do Centro na Rua Antônio Olívio de Araújo. casa camara cadeia itanhaém

CASA DE CÂMARA E CADEIA – O prédio onde foi instalado o Museu Conceição de Itanhaém é a antiga Casa de Câmara e Cadeia, um importante patrimônio histórico da Cidade e que tem suas origens no processo de colonização da antiga Vila de Nossa Senhora de Conceição. O local funcionou como cadeia até 1964 e foi sede da Câmara de Vereadores até 1971.

A Casa de Câmara e Cadeia, juntamente com o Centro Histórico da Cidade, foi recuperado pela Prefeitura em 2005, com recursos provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), e é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

O Museu Conceição de Itanhaém foi inaugurado em 22 de abril de 2010, em comemoração aos 478 anos do Município. Ele está na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, e funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas; e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas. A entrada é de R$ 2,00.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Visite nosso CANAL no Facebook

Canal Expresso Regional

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira