Portal O Expresso Regional
Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

O Brasil continua nas ruas, não podemos parar, ainda temos muito a dizer…

O Brasil continua nas ruas, não podemos parar, ainda temos muito a dizer…

junho 26
15:36 2013

ER

Por Tuca Fumagalli

Como já se previa, as manifestações nas capitais, antes presentes apenas em suas ruas centrais, agora chegam também à periferia. Em São Paulo, protestos nas zonas leste, norte e sul sinalizam para um quadro crescente do movimento, quando as populações mais humildes se unem e levantam suas bandeiras em favor de um Brasil mais justo.

Não bastam políticos dizendo ouvir o clamor das ruas, é preciso que eles façam alguma coisa. De palavras, promessas e reuniões nosso sapato já se encontra cheio.

No mundo, as mobilizações no Brasil conquistaram simpatias em todos os continentes, as manifestações conseguiram baixar passagens no transporte, banir o retrocesso da tal PEC 37, despertar no brasileiro a importância de não mais se calar diante de tudo, protestar quando necessário e reivindicar por seus direitos.

Políticos que se achavam no controle, a ponto de subestimarem nossas leis vigentes, foram colocados em seus devidos lugares pelo povo nas ruas. Eles percebem agora que a população está mobilizada, não mais calando-se diante de decisões políticas oligárquicas ou desmandos praticados por um nefasto coronelismo.

O movimento legítimo de conscientização popular está contestado e rotulado de intelectual, partidário e até de golpista, por pessoas que, estranhamente, sentem-se ameaçadas quando se cogita por mais transparência na coisa pública. O comportamento desesperado de alguns, é a pista da existência de uma política de negócios, sem qualquer compromisso com as causas públicas.

Por muito tempo assumimos a condição de cidadãos acomodados e, pagamos hoje um alto preço por nossa inércia diante das decisões abusivas tomadas por alguns políticos. Políticos que, em sua maioria, estão mal acostumados por nunca haverem sido questionados por seus próprios “eleitores”.

Uma coisa é certa, aprendemos uma dura lição: É preciso saber que, quando depositamos um voto na urna e, em seguida retornamos para o aconchego de nossas casas, não existindo de nossa parte nenhuma preocupação em fiscalizar e cobrar aquele em quem votamos, estamos assinando um  cheque em branco sem limites para os eleitos.

Ao ganhar as ruas a população conquistou para o Brasil, um maior respeito internacional, demonstrando que nosso povo é mais do que apenas carnaval, futebol e samba (CAFUSA), como foi denominada ironicamente a bola da superfaturada Copa da FIFA.

O Brasil continua nas ruas, não podemos parar, ainda temos muito a dizer…

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Procurando por flats em São Paulo?

r2-flats

http://www.flatsaopaulo.com/

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira