O Expresso Regional

O PT de Peruíbe está rachado?

 Últimas notícias

O PT de Peruíbe está rachado?

O PT de Peruíbe está rachado?
junho 23
09:23 2015

O PT em Peruíbe está rachado? A presidente do PT, Damares de Oliveira Santos e o vereador do partido, Ricardo Corrêa falaram com nossa reportagem. 

ER– O PT em Peruíbe está rachado?

Damares – Não entendemos que o PT em Peruíbe está rachado. Pois o PT em nível municipal como nível nacional é muito maior do que qualquer um com pensamentos antagônicos à direção do Partido. Entendemos também que o PT sempre foi um Partido onde as questões internas são resolvidas dentro do próprio Partido. O que acontece no momento é que filiados que não tiveram seus objetivos pessoais alcançados e estão sem comparecer no Partido desde as últimas eleições municipais, estão querendo mostrar um Partido dividido. Temos nosso representante na Câmara Municipal, o Vereador Ricardo Corrêa. O PT é uma instituição com regras claras, temos as eleições diretas que elegem desde o presidente nacional até as direções municipais de forma democrática através do voto direto de todos os filiados. Aqui em Peruíbe não foi diferente.

ER – Como pensa o vereador Ricardo, sobre isso?

Vereador Ricardo CorrêaNossa direção constituída tem à frente a companheira Damares. O que ocorre é que alguns filiados ao não comparecerem nas decisões importantes do Partido se veem no direito de ir para a imprensa e dar suas opiniões mesmo que legítimas, pois todo cidadão tem direito ao contraditório, porém isso não quer dizer que é uma posição do Partido. Damos como exemplo o apoio ao governo da Prefeita Ana Preto, o que foi amplamente debatido nas instâncias partidárias do PT, tanto municipal como regional, através da direção da Macro Região, direção estadual e direção nacional. As deliberações do Partido são sempre abertas aos filiados, apesar do voto ser de responsabilidade da direção executiva e do diretório municipal. Em 2008 fizemos aliança para eleger o então candidato e depois Prefeito José Roberto Preto. Como podemos entender um Partido rachado se tudo que fazemos é de forma com as normas partidárias? Infelizmente alguns filiados levam para fora as suas convicções pessoais, pessoas que tem objetivos políticos outros que não partidários e que desejavam ter um PT oposição ao governo atual com um só objetivo, pensando as eleições de 2016, totalmente contrário ao pensamento da atual direção que pensam no município e na população de Peruíbe.

ER – Em uma publicação, uma filiada pareceu discordar do Diretório Municipal. Como o partido viu esse caso?

Presidente DamaresNunca faremos o que fazem outros partidos, que são oposição desde o primeiro dia de governo. O que esses partidos contribuíram para o município? Podemos até fazer uma oposição, mas sempre construtiva e propositiva. Oposição da forma que é feita atualmente e que alguns poucos filiados querem, “política do quanto pior melhor”, jamais a direção do nosso partido aceitará. Já temos como exemplo uma oposição insana e incompetente trabalhando contra o governo federal do PT, jamais vamos permitir que isso ocorra em nosso município. A direção atual do PT através da presidência até o diretório tem o objetivo de fortalecer o partido, uma vez que encontramos um partido sem ao menos um local para encontros e reuniões, um partido personalizado com 80 filiados, a maioria não participante, ou seja, um partido realmente rachado, poucos tomavam decisões, sabe-se lá onde, e a grande maioria dos simpatizantes e filiados nem local de encontro tinham. Hoje temos um partido com local próprio do Diretório Municipal, 320 filiados com direito a voz e voto, sendo esses que decidem o destino e as deliberações do PT. Não podemos entender como racha alguns poucos filiados que entendem serem acima do bem e do mal e como sempre fizeram, serem os donos da verdade.

ER – Se fossem realizadas novas eleições, o vereador acredita que o Diretório se manteria?

Vereador Ricardo CorrêaCaso o V Congresso do PT aprovasse a possibilidade de antecipar as eleições partidárias, aqui em Peruíbe nada mudaria, pois como a grande maioria dos filiados atuais aprovam a direção atual, com certeza manteríamos a companheira Damares na presidência e a atual executiva e diretório sem alterações. Até outubro existe a possibilidade de mudança de partido para que os filiados concorram a cargos públicos em 2016. Entendemos que os filiados insatisfeitos tem todo direito de procurar outras legendas políticas nas quais se sintam melhor representados. Exemplo da nossa ex filiada Marta Suplicy que muito contribuiu com o partido, mas, que por objetivos pessoais (concorrer nas próximas eleições à prefeitura de SP), desfiliou-se do PT. 3 ) Como pensam as próximas eleições? O PT não virá como coadjuvante, como sempre deverá vir como ator principal. Da forma que estamos atuando desde o início do atual governo apoiando e ajudando o município da melhor forma possível, já começamos o debate interno para as próximas eleições. Vamos fazer o que a executiva, o diretório e os filiados aprovarem de forma democrática como foi feito até agora no mandato da gestão atual. Todos os filiados que desejarem concorrer a Vereador ou até Prefeito nas próximas eleições, já podem procurar a direção do partido. Já temos quatro prés candidatos devidamente assumidos a prefeito: Vereador Ricardo Corrêa, Presidenta Damares, Toninho Goes e Professor Betinho. No debate interno existe também a possibilidade do partido sair coligado com outro partido como vice-prefeito, mas tendo a exigência de participar do plano de governo que deverá ser apresentado.

Para ler mais notícias, curta a página do Expresso Regional no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+ Clique no ícone abaixo para a página principalLogo caixa pequena

Baixada Santista – Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga, Cubatão. Vale do Ribeira – Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Ilha Comprida, Iguape, Cananéia, Registro.

Sobre o autor

Tuca

Tuca

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *