O Expresso Regional

O Turismo e as Críticas

O Turismo e as Críticas

julho 25
21:36 2013

Turismo

ER

Por *Geraldo Ivan Oliveira da Cruz

O Turismo como atividade lúdica de cunho cultural, social e econômico, permeia a interação humana em todas as fases de sua concepção desde o planejamento até o retorno do turista ao local visitado.

As expectativas são construídas e à medida que não são atendidas, parcial ou totalmente é inteiramente normal que a frustração gere margem de descontentamento externado em forma de crítica.

Percebemos que o turismo ganhou força juntamente com a necessidade do recondicionamento físico e mental, visando à continuidade dos afazeres laborativos nas empresas industriais, comerciais e nas prestadoras de serviços. Os descansos semanais remunerados; as férias anuais concedidas como direito do trabalhador; as férias escolares; a diminuição das jornadas de trabalho e a consequente ampliação dos anos de vida da população são fatores preponderantes para consolidação da atividade turística como sendo o segmento que mais cresce mundialmente, só comparado à indústria de cosméticos.

Pessoas com disponibilidade de tempo e com recursos financeiros para viajar, tendem a ser mais exigentes e com maior probabilidade de se sentirem insatisfeitos com serviços de qualquer natureza, inclusive com o turismo, quando oferecidos com falhas inaceitáveis.  Nessas falhas são construídos ambientes propícios para as críticas.  Embora seja importante realçar que a crítica bem conduzida, pode ser um valoroso agente de mudanças e de superação tanto para profissionais, empresas, órgãos públicos e sistemas que atuam em meio à atividade turística.

Recentemente em um artigo que publiquei, enaltecendo as belezas naturais e o patrimônio turístico construído em Peruíbe, recebi alguns e-mails de elogios e muitas mensagens de críticas pelo estado de abandono que se encontram alguns equipamentos turísticos citados por mim como algo extraordinário. Sabemos que é um direito pleno e inquestionável do cidadão que paga pelos serviços públicos, querer ver a aplicação correta dos impostos e taxas por ele recolhido aos cofres do Estado, seja  município, unidade federativa ou do país.

Particularmente não costumo fazer críticas sem conhecer com certa propriedade o ambiente público e privado em que a atividade turística está inserida. Também não cabe a mim, entrar pelo veio do ataque político, fazendo criticas contundentes sobre as falhas que envolveram a administração do passado, sem ter presenciado as ações propostas, as dificuldades e as justificativas pela não realização de um trabalho mais profissional e efetivo em prol do desenvolvimento do turismo.

Quanto ao que está sendo feito e os propósitos da atual administração pública municipal, quero crer que irá potencializar ações empreendedoras em prol do turismo, respaldando o Conselho Municipal de Turismo nos projetos e nas suas propostas de trabalho, ativando os potencias de atratividade e mantendo em boas condições de visitação o que Peruíbe tem de melhor. São ações que requerem visão de futuro, profissionalismo e comprometimento. Embora eu prefira agir com cautela, até pelo fato de não morar atualmente em Peruíbe (pretendo voltar a morar ano que vem), por outro lado é fácil perceber que empresários e trabalhadores que dependem direta e indiretamente do turismo como atividade econômica, têm pressa e estão com a capacidade crítica aguçada.

A maior atitude crítica que um turista pode ter em relação a um atrativo é não retornar e contraindicar o local visitado; e infelizmente isso tem acontecido em muitos receptivos turísticos que não fazem por merecer a escolha do visitante. No âmbito do município com status de estância, seja ela, climática, balneária, hidromineral ou turística, a maior crítica que normalmente o morador faz é depositada na urna no dia da eleição.

Criticando a ausência de atitude; a viagem é guiada pela história, que se encarrega de contar ou omitir os fatos!

 

Geraldo Ivan Oliveira da Cruz     E-mail: ivanunopar.dno@hotmail.com

Consultor  –  Turismólogo  –  Mestre em Administração e Educação Ambiental

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Procurando por flats em São Paulo?

r2-flats

http://www.flatsaopaulo.com/

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira