O Expresso Regional

Oficina Cultural abre inscrições para atividades gratuitas

Oficina Cultural abre inscrições para atividades gratuitas

Oficina Cultural abre inscrições para atividades gratuitas
julho 08
14:00 2014

Serão oferecidas 655 vagas para 19 atividades de formação e difusão gratuitas na cidade de Iguape (SP) e região

Da Reportagem

Oficina Cultural Gerson de Abreu - Iguape (SP) (Foto Divulgação)

Oficina Cultural Gerson de Abreu – Iguape (SP)
(Foto Divulgação)

No dia 15 de julho, a Oficina Cultural Gerson de Abreu – unidade da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – abre as inscrições para a programação do terceiro trimestre de 2014. Serão oferecidas 655 vagas para 19 atividades que incluem oficinas, palestras, apresentações teatrais, entre outras. A programação completa está disponível no site www.oficinasculturais.org.br.


Destaques da programação do terceiro trimestre de 2014

Entre os destaques da Oficina Cultural Gerson de Abreu está a Oficina de Brinquedos Ópticos: Zootrópio e Taumatrópio. A atividade, que acontece no dia 30 de agosto com coordenação de Ralph Friedericks e Marta Russo, irá explorar os primórdios da animação a partir da construção de brinquedos de ilusão de óptica: o taumatrópio, invenção de 1824, que permite entender o conceito de persistência retiniana por meio de um simples disco de papelão; e o zootrópio, no qual figuras no lado interior de um cilindro girante, olhadas através de fendas na sua circunferência, aparecem como uma única figura animada.

Serão apresentadas as técnicas arcaicas de ilusão, oferecendo aos participantes noções básicas para a construção de imagens em movimento, princípio da linguagem cinematográfica.

Outro destaque é o Curso de Mangá: Módulo 02. A coordenação é da ilustradora e fotógrafa Simonia Fukue e acontece de 20 de agosto a 24 de setembro. Em seu segundo módulo, o curso aprofundará as técnicas do quadrinho japonês, dando ênfase aos aspectos visuais e narrativos, e abordará a trajetória do estilo, desde a criação do termo pelo gravurista Hokusai até sua presença nas artes visuais contemporâneas, particularmente na arte pop japonesa.

Sobre as Oficinas Culturais

Das 22 Oficinas Culturais, sete estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). Além da Oficina Cultural Metropolitana, que atua de maneira itinerante e simultânea nos municípios de Região Metropolitana do Estado.

Em cada Oficina Cultural são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.

Serviço:
Oficina Cultural Gerson de Abreu
Coordenador: Leila Horiguti
Rua XV de Novembro, 522 – Centro – Cep: 11920-000 – Iguape/SP
Telefone: (13) 3841-4004 / 3841-1732 |
gersondeabreu@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Terça a sexta-feira das 13h às 22h e sábados das 9h às 18h

Para ler mais notícias, curta a página do Expresso Regional no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+ Clique no ícone abaixo para a página principal

Logo caixa pequena

Baixada Santista – Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão. Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Ilha Comprida, Iguape, Cananéia, Registro e todo Vale do Ribeira.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *