O Expresso Regional

Passeata marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Passeata marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

maio 13
23:32 2013

Cotidiano –

 Em Registro, a programação será realizada nesta sexta-feira, 17 de maio, e contará também com apresentações na Praça dos Expedicionários.

ER

Reportagem – Mônica Beatriz Bockor

A Prefeitura de Registro (SP), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com a Comissão permanente de enfrentamento à violação dos direitos da criança e do adolescente, vinculada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promovem atividades nesta sexta-feira, 17 de maio, para chamar a atenção da sociedade para o problema da violência contra crianças e adolescentes, especialmente o abuso e a exploração sexual.

O ponto alto da programação será a passeata pela Avenida Jonas Banks Leite até a Praça dos Expedicionários, às 15 horas. Os participantes distribuirão panfletos com orientações sobre a violência sexual e como denunciar os casos suspeitos. Além da passeata, também haverá Oficina de Pintura de Rosto com a participação do Projeto JOVEMIX e apresentações de dança, teatro e música na Praça dos Expedicionários. A programação marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado há 13 anos sempre no dia 18 de maio.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o caso Araceli. Este era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados: foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

O Dia 18 de Maio tem como objetivo sensibilizar e ressaltar as inúmeras violações de direitos que crianças e adolescentes sofrem em cada município e chamar a família, a comunidade, a escola, sociedade civil, Governos, Instituições de atendimento, igrejas e meios de comunicação para assumir compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de meninas e meninos de forma digna, saudável e protegida.

Programação para o dia 17 de maio – Registro

8h – Praça dos Expedicionários – Abertura da Instalação artística (exposição mística simbolizando a violação de direitos de crianças e adolescentes)

9h – Praça dos Expedicionários: Oficina de Pintura de Rosto com a participação do Projeto JOVEMIX

11h30 às 13h – Panfletagem – Entrega de panfletos no semáforo com a participação dos adolescentes do CREAS e CRAS

14h30 – Concentração em frente da Prefeitura Municipal para organização da passeata

15h – Passeata com panfletagem

16h30 – Chegada e concentração dos participantes na Praça dos Expedicionários, onde haverá apresentações de dança, teatro e música

19h – Encerramento.

Realização: Prefeitura de Registro, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com a Comissão permanente de enfrentamento à violação dos direitos da criança e do adolescente, vinculada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Para denunciar:

Conselho Tutelar: (13) 3822-4699

Disque Direitos Humanos: 100

Emergência: 190

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *