Portal O Expresso Regional
Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

Peruíbe fará mutirão de testes para detectar hepatite C

Peruíbe fará mutirão de testes para detectar hepatite C

julho 22
11:42 2013

Saúde

Os exames serão realizados no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), de 5 a 9 de agosto

ER

Da Reportagem

Terceira maior causa de morte do mundo, a hepatite C é uma doença que avança de forma silenciosa, sem provocar dores ou sintomas no corpo. Em algumas situações, a vítima pode passar mais de dez anos com o problema, sem perceber nenhum sinal de sua presença. O mal se agrava com lesões no fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano, levando a ocorrência de cirrose e câncer hepático.

Não há, até o momento, uma vacina específica contra a doença, mas indicadores apontam que o diagnóstico precoce pode garantir uma eficácia de 80% no tratamento de pacientes infectados.

Para orientar a população sobre a prevenção e o tratamento da doença, a Prefeitura de Peruíbe fará uma campanha para o diagnóstico da hepatite C na Cidade. De 5 a 9 de agosto, os moradores poderão realizar os testes no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), na Avenida Luciano de Bona, s/n°, sempre das 8 às 15h.

Quem passar pelo mutirão terá acesso ao resultado do exame em poucos minutos e, em caso de um diagnóstico positivo da doença, o paciente será encaminhado para o tratamento no serviço público de Saúde.

A iniciativa, que tem o apoio do Grupo Esperança, busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença. Mais informações: 3453-6861 / 3453-6863.

A doença

Segundo dados do Ministério da Saúde, existem mais 3 milhões de brasileiros que sofrem com a Hepatite C – algo em torno de 2% da população. A doença é transmitida principalmente pela via sanguínea, seja por transfusões, contato direto, compartilhamento de seringas e instrumentos cortantes não-esterilizados. Há também uma possibilidade, mais remota, pela via sexual, desde que haja ferimentos em um dos parceiros.

O tratamento da doença é feito com medicamentos antivirais, com grande eficácia no tratamento precoce.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Procurando por flats em São Paulo?

r2-flats

http://www.flatsaopaulo.com/

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira