O Expresso Regional

Peruíbe sedia primeira etapa do maior evento de Força do Brasil neste final de semana

Peruíbe sedia primeira etapa do maior evento de Força do Brasil neste final de semana

outubro 25
17:36 2013

ER

Da Reportagem
A primeira etapa do Campeonato de Strongman tem início em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, neste final de semana, 26 e 27 de outubro. A segunda etapa está programada para acontecer em janeiro de 2014, na cidade de Itanhaém com datas ainda a serem confirmadas. De acordo com os organizadores, a terceira etapa, que deve ocorrer durante o mês de julho do ano que vem, ainda não tem uma cidade definida, pois as propostas das cidades de Santos, Franca e Campos do Jordão estão sendo discutidas.
Além de Marcos Mohai, atual Campeão Brasileiro de Strongman, o campeonato contará com as participações de Geisa Vitorino (ringirl do JungleFight) e Michelle Crisfepe (ex BBB e bodybuilding).
O Strongman (conhecido também como atletismo de força) é um esporte que testa o atleta de diversas maneiras. Cada movimento, explosão muscular, técnica e respiração determinam se o atleta concluirá a prova com sucesso ou não.
As origens do Strongman se perdem na antiguidade, desde as tradições vikings. O Strongman moderno começou com os eventos mundiais do World’ s Strongest Man em 1977. A rede de TV CBS, percebendo o apelo de mídia que um evento destes teria, organizou o primeiro WSM na Universal Studios, em San Fernando Valley, na California. Os dois primeiros foram na Universal e até 1982 foram todos realizados nos Estados Unidos.
No Brasil, iniciativas isoladas direta ou indiretamente relacionadas ao Strongman ocorreram nas últimas três décadas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O Strongman brasileiro tomou volume e movimento a partir das iniciativas contínuas de um grupo da cidade de Peruíbe, liderado por Marcos Mohai Szabó desde 2007. O primeiro Campeonato Brasileiro, organizado em etapas, ocorreu em Janeiro de 2010 na mesma Cidade, e em 2011 foi fundada a UBSM.
A última etapa aconteceu em Peruíbe-SP em fevereiro de 2013 e contou com a participação de 32 atletas e uma estimativa da Polícia Militar de mais de 10.000 visitantes.
O Campeonato Brasileiro de Strongman, agora será dividido em etapas e o atleta melhor colocado na categoria absoluto, com a maior soma de pontos obtidos nas três etapas, será o Campeão Brasileiro de Strongman.
O campeonato apresenta três categorias com peso corporal diferentes, abrindo assim uma nova oportunidade para novos talentos no cenário esportivo nacional.
As categorias serão:  até 90 kg, até 100 kg e categoria ABSOLUTO ( acima de 100 kilos). Será a maior premiação nesse esporte até hoje, com mais de R$70 mil em prêmios.
São insetos da taxa de inscrição aqueles atletas que nunca participaram do evento UBSM.
StrongmanProgramação
26/10
PRIMEIRO DIA
– Início do evento: 10:00hs da manhã.
O evento iniciará com a categoria para crianças (Strong Kids) , após teremos o evento dos adolescentes e categoria até 90kg.
As provas para as crianças foram desenvolvidas pra estimular o lúdico, haverá também provas como cabo de guerra , corrida de saco , arrasto de pneu e maleta pet.
 – As 14:30hs inicia categoria até 90kg – (tempo das provas serão de 75 segundos).
Primeira Prova (Prova Medley): Percorres 15 metros com cilindro de 100kg em cada mão + Saco de areia de 90kg por mais 15metros.
Segunda Prova (Prova Medley): Realizar 5 (cinco) tombos no pneu de 250kg + percorrer 15 metros com tonel de 90 kg.
Terceira Prova: Atlas Stones – Erguer e colocar 04 bolas de concreto em altura de tonel. O peso das bolas serão de 110kg ,120kg ,130kg, 140kg.
Quarta Prova: Objetos alternativos – Percorrer 15 metros com um pedra de 100kg, percorrer 15 metros com um saco de areia de 90kg e percorrer 15 metros com um tonel de 90kg.
Quinta Prova: Cabo de guerra- Realizar no menor tempo possível. o máximo será de 75 segundos.
27/10
SEGUNDO DIA
– Início do evento: 10:00hs da manhã.
Categoria 100 Kg (tempo das provas serão de 75 segundos).
Primeira Prova: Atlas Stone – Erguer e colocar 05 bolas de concreto em uma estante. O peso das bolas serão de 110 kg, 120kg, 130kg, 140kg e 150kg.
Segunda Prova (Prova Medley): Realizar 3 (três) tombos no pneu com peso de 480 kg, percorrer 20 metros com saco de Areia de 95kg e percorrer 20 metros com tambor de 90kg.
Terceira Prova (Prova Medley): Percorrer 20 mentros com cangalha de 300 kg e percorrer 20 metros com o escudo UBSM de 150kg.
Quarta Prova: Roleta MOHAI – Realizar o máximo de voltas na roleta no tempo máximo de 75 segundos. Peso da roleta será de 300 kg.
Quinta Prova: Deadlifting (Terra) -Realizar o maior número de repetições.
O peso será de 250kg, não poderá utilizar fitas ou qualquer outro artifício que auxilie o atleta na execução. Só será permitido cinto e magnésio. Altura Oficial.
Categoria Absoluto (tempo das provas serão de 75 segundos).
Primeira Prova: Atlas Stone- Erguer e colocar 05 bolas de concreto em uma estante. O peso das bolas serão de 130 kg, 140 kg, 150 kg, 170 kg e 180 kg.
Regras: O atleta só dará inicio a prova ao soar a corneta. As 5 (cinco) bolas serão colocadas em cima de uma plataforma com alturas diferentes, a mais alta será de 1,76 metros e a mais baixa será de 1,36 metros.
Segunda Prova (ProvaMedley) Realizar 5 (cinco) tombos no pneu de 480 kg e percorrer 15 metros com caixão de 200 kg.
Regras: O atleta só dará inicio a prova ao soar a corneta. O atleta inicia realizando 5 tombos no pneu e em seguida o mesmo terá que carregar o caixão de 200kg por 15 metros. O Tempo máximo para realização da prova será de 75 segundos.
Terceira Prova: Cilindro na subida- Percorrer 20 metros com cilindro de 150 kg em cada mão.
Regras: O atleta só dará inicio a prova ao soar a corneta. Essa prova o atleta terá que caminhar na subida com duas maletas de ferro pesando 150kg cada uma delas. Tempo máximo para realização da prova será de 75 segundos.
Quarta Prova: Deadlifting (Terra) – Realizar o maior número de repetições sem soltar a barra. O peso será de 300 kg.
Regras: O atleta só dará inicio a prova ao soar a corneta. O atleta não poderá utilizar fitas ou qualquer outro artifício que auxilie o atleta na execução. Só será permitido cinto e magnésio. Altura Oficial.
Quinta Prova: Tração carreta – Tracionar carreta de 38 toneladas por 25 metros.
Regras: O atleta só dará inicio a prova ao soar a corneta. Será tracionada uma carreta de 38 toneladas por uma distância de 25 metros.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *