O Expresso Regional

Peruíbe sediará encontro regional de Educação

Peruíbe sediará encontro regional de Educação

Peruíbe sediará encontro regional de Educação
março 08
13:40 2013

Representantes da Baixada Santista e Vale do Ribeira vão receber capacitação do Ministério da Educação entre os dias 26 e 27 deste mês

ER

Da Reportagem

educaçãoPeruíbe vai receber entre os dias 26 e 27 de março o encontro regional de capacitação do Plano de Ações Articuladas (PAR), programa do Ministério da Educação, que busca traçar diretrizes e metas para o setor em cada município.

Na oportunidade, dois representantes do Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação (SIMEC) irão auxiliar os técnicos municipais na elaboração dos planos das cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Os profissionais interessados têm até o próximo dia 20 de março para se inscrever via e-mail  rosangelapgabinete@peruibe2.sp.gov.br.

Para a prefeita de Peruíbe, Ana Preto, que também preside o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CONDESB), receber um evento desse porte, é um importante passo para o desenvolvimento da educação da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

“Assim como eu, as cidades da nossa região elegeram novos representantes, por isso, percebi a necessidade de aproximar os municípios e realizar a capacitação aqui em nossa cidade, localizada entre as duas regiões escolhidas”, declarou a prefeita.

O ENCONTRO

A prefeita de Peruíbe, Ana Preto, fará a abertura da programação no dia 26, às 14 horas. Na sequência, os representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) farão a apresentação do PAR, seguida por orientações técnicas aos participantes.  No dia seguinte, os participantes terão capacitação para a elaboração do PAR municipal com a orientação dos técnicos do FNDE.

Temas como gestão educacional, formação de professores e profissionais de serviço e apoio escolar, práticas pedagógicas e avaliação, além da infraestrutura física e recursos pedagógicos da educação serão abordados durante a capacitação técnica.

Com base nos dados apurados, os representantes municipais farão um diagnóstico minucioso da realidade educacional local e, em conjunto, estabelecerão ações para gestão educacional, melhoria da infraestrutura e qualificação do corpo docente. Além disso, também terão mais facilidade em solicitar recursos ao Ministério da Educação. Após elaborado, o PAR será encaminhado diretamente ao ministro de Educação, Aloizio Mercadante.

PROGRAMA

Elaborado pelo Ministério da Educação, o Plano de Ação Articulada (PAR) atua em duas frentes: levantamento e organização de dados para a avaliação da realidade educacional local e execução de políticas públicas para melhorar a qualidade do ensino.

Desde 2007, quando o programa entrou em vigor, o MEC colocou à disposição dos municípios uma série de ferramentas para ajudar os gestores a analisarem o quadro local do ensino. São distribuídos dados do censo escolar, tabelas com informações demográficas e um roteiro de autoavaliação. Há também uma ferramenta online, (SIMEC), que permite o acompanhamento dos projetos educacionais.

O MEC também fornece consultoria e apoio técnico ao município, por meio de uma parceria com universidades públicas e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

 

Com o levantamento de dados, o MEC avalia a condição educacional de cada município, e se torna um mecanismo importante  para a redistribuição de verba do orçamento federal.

SERVIÇO

Capacitação Técnica do Plano de Ações Articuladas (PAR) – 2011/2014

Local: Auditório da Colônia de Férias FEAAC – Rua Delvo Factory, 20, Baln. Casablanca, em Peruíbe

Inscrições: até 20 de março pelo e-mail: rosangelapgabinete@peruibe2.sp.gov.br

Mais informações: (13) 3451-100 ramal 1003

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *