Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

Praia Grande: Piscina da Seel movimenta 893 pessoas

Praia Grande: Piscina da Seel movimenta 893 pessoas

Praia Grande: Piscina da Seel movimenta 893 pessoas
fevereiro 15
12:33 2013

Hidroginástica atrai pessoas de todas as idades para a atividade, no Bairro Tupi

ER            

Da Reportagem

            A piscina da sede da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel), na Avenida Ministro Marcos Freire, 33.579, Bairro Tupi, conta com 893 pessoas que praticam hidroginástica e natação infantil. Participam das aulas crianças de 7 a 12 anos, adultos (18 a 49), terceira idade (mais de 50), entre eles funcionários públicos. O espaço, que é coberto e aquecido, tem 12 metros de comprimento por 6,5 metros de largura.

Participam das aulas crianças de 7 a 12 anos, adultos (18 a 49), terceira idade (mais de 50), entre eles funcionários públicos.(Foto: DIvulgação)

Participam das aulas crianças de 7 a 12 anos, adultos (18 a 49), terceira idade (mais de 50), entre eles funcionários públicos.(Foto: DIvulgação)

Segundo o responsável pelo local, professor Lucas Zanon Pina, em janeiro foram distribuídas 400 senhas para lista de espera. “Começamos a entregar as senhas às 7h30 da segunda-feira e elas acabaram no mesmo dia. No domingo, por volta das 22 horas, já havia pessoas fazendo fila na porta da SEEL”, disse.

            A piscina da Seel funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h45 e das 13h30 às 21 horas. Para participar das atividades é necessário que apresentar relatório médico, que pode ser obtido em qualquer posto de saúde da Cidade ou em clínicas particulares.

            Conforme Pina, todo ano são abertas novas vagas. “Começamos do ponto zero, ou seja, quem conseguiu treinar conosco em 2012, precisa se recadastrar no próximo ano. É uma forma mais justa de oportunidades. Normalmente, temos mais alunos do que vagas. Ficamos tristes em não conseguir atender a todos os munícipes, mas ao mesmo tempo felizes por estar desenvolvendo um trabalho eficiente”.

Hidroginástica – A modalidade tem atraído centenas de pessoas para a atividade física. Em 2012, mais de 500 participaram dos exercícios ministrados pelos professores (em parceira com a Secretaria de Educação – Seduc) Henrique França Rodrigues, Fabio Luiz Pereira de Carvalho e Gisele da Câmara Paiva Santos.

            “A hidroginástica é uma atividade física completa, principalmente para a turma da melhor idade, as pessoas acima de 50 anos”, comentou o professor Rodrigues. “Precisamos atrair os munícipes para o exercício, destacando a importância de uma melhor qualidade de vida, dos benefícios trazidos à saúde e às tarefas diárias”.

            Em novembro de 2012, Rodrigues lançou o livro Hidroginástica e o Idoso – um estilo de vida (www.clubedeautores.com.br). A obra de 85 páginas retrata os benefícios e atrativos da modalidade com uma linguagem simples e de fácil acesso para a população em geral. Formado em Educação Física, Rodrigues é pós-graduado (lato sensu) em Fisiologia do Exercício e também em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento de Força e da Musculação.

Há 11 anos atua como professor universitário e, desde 2008, trabalha na área de atividades aquáticas da Sejel. “A hidroginástica é um esporte valioso para aliviar os impactos das atividades diárias. Favorece o fortalecimento muscular e o retorno de sangue para o coração; aumenta a capacidade cardiovascular; diminui os índices de triglecerídes, glicemia, colesterol, problemas musculares, circulatórias, ósseos e articulares e ajuda a prevenir doenças degenerativas e cardíacas”, concluiu.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira