O Expresso Regional

Prefeitura de Itanhaém (SP) anuncia ações para ampliar o atendimento da Saúde Pública

Prefeitura de Itanhaém (SP) anuncia ações para ampliar o atendimento da Saúde Pública

maio 20
21:31 2013

Saúde –

Programa lançado pela Administração Municipal prevê reforma de unidades e ampliação do número de médicos da rede básica

ER

Da Reportagem

Medidas como a contratação de mais médicos, reforma e ampliação das Unidades de Saúde da Família (USFs), reforço no estoque de medicamentos e aumento da cobertura do Programa Saúde da Família foram anunciadas na última quarta-feira (15) pelo prefeito Marco Aurélio Gomes, dentro do programa Mais Saúde nos Bairros.

A iniciativa integra um conjunto de ações para descentralizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, espera-se que até o final de 2013, haja uma redução significativa no número de atendimentos no Pronto Socorro João Molina Cervante, que fica na região central e está no limite de sua capacidade, com quase mil atendimentos diários.

Itanhaém possui dez Unidades de Saúde, sendo que nove estão situadas nos bairros. Marco Aurélio acredita que o fortalecimento da estrutura da rede permitirá que a população tenha atendimento de qualidade perto de casa, sem precisar se deslocar até o centro da Cidade. “Vamos trabalhar bastante a informação, com várias ações de conscientização”.

Em recente reunião com o secretário municipal de Saúde, Francisco Garzon, o prefeito elencou as prioridades e destacou que a presença de médicos nos bairros é ponto fundamental para que a iniciativa tenha sucesso. “Autorizamos a contratação de mais profissionais e o reforço no estoque de medicamentos. Já estamos reformando a unidade do Gaivota, que atende uma região muito populosa. Além disso, teremos acompanhamento diário dos plantões médicos e pesquisa de qualidade do serviço na porta da unidade”, explicou o chefe do Executivo.

Nos próximos dias, Marco Aurélio e a secretária de Obras e Desenvolvimento Urbano, Cristina Toledo, assinarão ordens de serviço para a reforma das unidades dos bairros Coronel e Guapiranga e para reforma e ampliação das unidades dos bairros Suarão e Savoy. Outra ação importante será a finalização das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Jardim Sabaúna, com previsão de abertura para o próximo semestre.

Na avaliação do prefeito, com estas iniciativas a população passará a confiar na rede básica. “É necessário dar o primeiro passo, porque a cidade cresce, a população se expande e a descentralização é a única opção para oferecer atendimento médico satisfatório”.

Em recente reunião do Conselho Municipal de Saúde, o prefeito revelou o desejo futuro de transformar a estrutura do Paço II, no Sabaúna, em um complexo de saúde. Atualmente, o espaço de 10.000 m² já abriga o setor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde e a estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Seria mais uma iniciativa em favor da saúde nos bairros”, justificou Marco Aurélio.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Visite nosso CANAL no Facebook

Canal Expresso Regional

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira