O Expresso Regional

Prefeitura de Registro (SP) une esforços para atender moradores de rua

Prefeitura de Registro (SP) une esforços para atender moradores de rua

maio 02
10:14 2013

Cotidiano

Até agora, 11 pessoas foram encaminhadas para serviços nas áreas de saúde, habitação, assistência e desenvolvimento social.

ER

Da Reportagem

Mônica Beatriz Bockor

Consciente da necessidade de um atendimento diferenciado a essa população, assim que assumiu a gestão o prefeito Gilson Fantin solicitou um olhar especial da equipe da Assistência Social para os moradores de rua de Registro. As ações, que acontecem desde janeiro e envolvem o esforço concentrado de diversos setores, começam a dar os primeiros resultados.

“Priorizamos algumas ações para resgatar a dignidade de quem escolheu viver nas ruas por uma série de circunstâncias. Ainda que tenham o direito de permanecer nos espaços públicos, é preciso desenvolver políticas de proteção a essa população”, defende o prefeito Gilson. O primeiro passo foi buscar conhecer as pessoas que vivem nas ruas do município.

Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária passaram a levantar as informações junto aos moradores. Essa pesquisa é importante, inclusive, para orientar a implementação de políticas públicas. É preciso entender que a escolha de viver nas ruas geralmente vem permeada de sofrimento, conflito familiar, desemprego, dependência química – por isso o trabalho deve ser articulado entre vários setores da Prefeitura.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cristiane Marques, foi necessário conhecer quais os motivos que levaram as pessoas a viver na rua, suas aspirações e necessidades para poder pensar em ações eficientes de resgate da cidadania. “Após esse primeiro momento, fomos criando vínculo com as pessoas em situação de rua, nos aproximando e conquistando a confiança delas. Verificamos que grande parte reside há muitos anos ou é munícipe de Registro”, explica Cristiane.

A partir da pesquisa, a Secretaria de Assistência iniciou as ações de inclusão dos moradores de rua a Programas Sociais, além de articular ações com outros setores da Prefeitura para prestar apoio a essa população. Até agora, 11 pessoas que estavam em situação de rua em Registro foram encaminhadas para serviços nas áreas de saúde, habitação, assistência e desenvolvimento social.

Segundo Cristiane Marques, a colaboração de entidades sociais, empresários e sociedade civil tem contribuído muito com os bons resultados. “Algumas pessoas já tiveram acesso ao programa emergencial de auxílio desemprego e outras receberam vagas de trabalho formal disponibilizadas em empresas aqui em Registro”.

A equipe técnica do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) tem realizado encontros individuais e em grupo com os moradores de rua para contribuir no processo de socialização. Os atendimentos ocorrem semanalmente. E a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), também está destinando atendimento a esse público. Além de sensibilizá-los para os cuidados de saúde, o CAPS trabalha para identificar as necessidades específicas de cada um e tenta o encaminhamento para tratar a dependência química, se necessário.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Visite nosso CANAL no Facebook

Canal Expresso Regional

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira