O Expresso Regional

Quilombolas do Vale do Ribeira recebem Prêmio Itesp de Agricultura Familiar

Quilombolas do Vale do Ribeira recebem Prêmio Itesp de Agricultura Familiar

Quilombolas do Vale do Ribeira recebem Prêmio Itesp de Agricultura Familiar
dezembro 05
08:57 2012

Comunidades quilombolas do Vale do Ribeira concorreram apenas nas duas últimas 

Marcos Pila (Itesp) e a secretária da Justiça, Eloisa Arruda, com o representante da comunidade  do Porto Velho e o da empresa patrocinadora. (Foto: Divulgação/Itesp)

A Fundação Instituto de Terras do Estado (Itesp) promoveu, na tarde de sexta-feira, 30 de novembro, em Eldorado, a premiação de cinco  vencedores da primeira versão do Prêmio Itesp de Agricultura Familiar, que avaliou 146 agricultores em três categorias: Agricultor (a) Assentado(a), Comunidade Quilombola e Prêmio Destaque: Mulher Agricultora.

A primeira categoria envolveu agricultores de assentamentos da região do Pontal do Paranapanema, as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira concorreram apenas nas duas últimas (com 47 inscritos).

Na categoria Comunidade Quilombola, a grande vencedora foi a comunidade de São Pedro, de Eldorado, que comemorou muito. Eles ganharam um veículo Volkswagen Saveiro, patrocinado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp). O segundo lugar, que levou um motocultivador (ou tratorito, doado pela Elimar Equipamentos) ficou com o quilombola de Porto Velho, de Iporanga. E o terceiro lugar, com a comunidade do Ivaporunduva, também de Eldorado, que ganhou kit irrigação, oferecido pelo Itesp.

Na categoria Prêmio Destaque – Mulher Agricultora, o primeiro lugar ficou com uma agricultora do Pontal do Paranapanema e foi entregue durante evento naquela região. Em Eldorado, foram premiadas Nilce de Pontes Pereira dos Santos e Edivina Maria Tié, segunda e terceira colocadas, respectivamente. Nilce, do quilombola Ribeirão Grande/Terra Seca, de Barra do Turvo, ganhou um kit irrigação, oferecido pela Fundação Itesp. Edivina, moradora da comunidade Pedro Cubas de Cima, de Cananéia, ganhou um tablet, doado pela Beta Empreendimentos Florestais.

Marcos Pila e a secretária Eloisa Arruda, com agricultora Edivina Tié, uma das premiadas como Mulher Agricultora. (Foto: Divulgação/Itesp)

Quilombolas paulistas
O estado de São Paulo possui 54 comunidades quilombolas apontadas pelo Itesp. Dessas, 28 são reconhecidas oficialmente, sendo que 21 delas estão no Vale do Ribeira. O Itesp trabalha, ainda, para o reconhecimento de mais sete comunidades.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Procurando por flats em São Paulo?

r2-flats

http://www.flatsaopaulo.com/

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira