Portal O Expresso Regional
Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

Serra fora do PSDB e Lula contra Dilma: mídia começa a especular candidatos a presidente

Serra fora do PSDB e Lula contra Dilma: mídia começa a especular candidatos a presidente

Serra fora do PSDB e Lula contra Dilma: mídia começa a especular candidatos a presidente
janeiro 19
15:46 2013

Da RedaçãoPolítica Nacional com Jacqueline Patrocinio

Mesmo com o recesso do Congresso, o noticiário político está cheio de “furos” nas primeiras semanas de 2013. Reportagens e colunistas já noticiam possíveis embates políticos, tendo em vista as próximas eleições presidenciais.

No domingo, 13, Ilimar Franco, de O Globo, cravou a candidatura de Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, ao Palácio do Planalto. Após 10 anos de apoio prestado ao PT e a Lula, os socialistas pretendem se emancipar, é o que garante o jornalista.

Se a saída da legenda da base aliada por parte do PSB já é temida pelos petistas, a especulação sobre embates internos entre o ex-presidente e Dilma na disputa pela candidatura de 2014 é um problema grave. A briga pela indicação do Partido dos Trabalhadores foi tema central da última coluna do jornalista Paulo Moreira Leite, que dirige a sucursal de Brasília da revista Isto É desde o início do mês.

Serra e Lula se cumprimentam durante debate em 2002.  (Imagem: Arquivo/Agência Estado)

Serra e Lula se cumprimentam durante debate em 2002. (Imagem: Arquivo/Agência Estado)

Na última semana, a Folha de S. Paulo deu destaque para uma possível migração de José Serra, um dos fundadores do PSDB, para outra legenda. A ação estaria visando um lugar na próxima corrida eleitoral, visto que na atual legenda ele pode ser deixado de lado em favor de seu rival interno, o senador Aécio Neves (MG) – político cujos caciques do partido já definiram como pré-candidato à presidência da República.

Marina Silva também ganhou manchetes no noticiário na última semana quando o Estadão noticiou sua intenção de criar um partido para lançar sua candidatura à sucessão de Dilma no próximo ano. Formado por políticos de diversos partidos, nomes como Heloísa Helena (vereadora em Maceió pelo Psol) e dos deputados Walter Feldman (PSDB-SP) e Alessandro Molon (PT-RJ) são dados como certos na nova legenda.

Baseado no movimento suprapartidário lançado por Marina, o partido teria 50% das vagas reservadas para filiados com “ativismo autoral”, que seriam livres para defender as bandeiras que quisessem. A matéria de Eugênia Lopes, no Estadão, ainda informa que a nova sigla não vai receber doações de pessoas jurídicas.

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Procurando por flats em São Paulo?

r2-flats

http://www.flatsaopaulo.com/

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira