O Expresso Regional

TURISMO EM PERUÍBE – O QUE FAZER?

TURISMO EM PERUÍBE – O QUE FAZER?

maio 21
23:39 2013

ER

Por Dr. Antonio Abude

Estive em Natal para o Congresso Brasileiro da Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais). Além de reciclar conhecimentos na minha área de atuação, aproveitei para conhecer um pouco da capital do Rio Grande do Norte. E o que mais me chamou a atenção foi a estrutura de turismo do município.

Natal é uma cidade com uma natureza muito pródiga, porém não mais que a nossa Mata Atlântica. Na verdade a despeito de toda a beleza do local, ali não há nada mais que muita areia. Dunas, dunas e mais dunas. E um Atlântico majestoso.

E o povo de Natal soube fazer daquilo um grande investimento em turismo. Por onde se anda, existe alguém lhe oferecendo alguma coisa, muitas vezes as mesmas coisas. São passeios simples do ponto de vista de logística e infraestrutura, mas atinge em cheio aqueles que por lá visitam. Todos ganham e todos estão de alguma forma envolvidos.

Os passeios mais tradicionais são feitos por Bugues e os “Bugueiros” são treinados para serem também fiscais. E não para por aí, eles te conduzem a lugares para que você consuma. Entre uma duna e outra param no aquário, que não é melhor que o nosso (Aquário Municipal de Peruíbe) e todos entram pagando, fica sempre cheio. Em todos os locais existe venda de artesanato e objetos regionais. Tudo muito simples, porém organizado.

Algumas fotos de Peruíbe em outros ângulos:

E aí eu me pergunto. Guardadas as proporções de riqueza e diversidade da nossa Mata Atlântica frente às Dunas de lá, porque não é possível uma exploração responsável e sustentada dessa natureza que aqui também foi muito generosa. Não é possível voltar com os saltos de Asa Delta e investir nesse segmento que pode gerar riqueza e melhorar o interesse na cidade?  Será impossível um turismo ecológico explorando nossas cachoeiras, trilhas, praias  e mata em si?  Não é possível tornar a ilha do Gauraú um local de interesse turístico ecológico? (Ilhabela transformou uma ilha bem menor e menos interessante em santuário de mergulho colocando uma estátua de Netuno submersa e proibindo a pesca no local – pronto) e ao contrário do que podem achar não há depredação, ocorre exatamente o oposto.

Peruíbe é uma cidade linda. Precisamos lutar para acabar com o abismo sazonal que vivemos. Aproveito para convidar a todos, para ver sob outros ângulos as belezas naturais da nossa região. Por amar fotografia e sempre registrar tudo, criei um site de fotografia. Lá vocês vão ver também um ensaio sobre Natal, fique a vontade, comparem e verão que não perdemos em nada. Visitem www.outrosangulos.com

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Visite nosso CANAL no Facebook

Canal Expresso Regional

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira