Something went wrong with the connection!

O Expresso Regional

Turismo… Peruíbe além dos olhos!

Turismo… Peruíbe além dos olhos!

junho 26
22:37 2013

ER

Por * Geraldo Ivan Oliveira da Cruz

Descrever a atividade turística em Peruíbe é projetar o imaginário além do alcance da visão e da razão, na tentativa de enxergar com o coração!

Cenários de lugares encantadores e altamente convidativos para pratica do turismo, Peruíbe figura como destino aprazível com potencial subexplorado e com divulgação incipiente que reserva aos visitantes amantes da natureza encantos de primeira grandeza.

Com um artesanato variado, produzido com maestria pelos artesãos e artesãs locais, que não medem esforços para inovar e criar a cada dia peças ornamentais e utilitárias que são verdadeiras obras de arte e com acabamentos de joias raras, que contribuem no marketing do turismo local. Uma enorme gama de atrativos faz da Cidade da Eterna Juventude um lugar diferenciado para visitação, com cachoeiras, como as do Paraíso, Perequê e das Antas. Aquário Municipal com grande volume de espécies para serem contempladas, junto ao Lamário, onde os visitantes podem desfrutar das propriedades terapêuticas da famosa Lama Negra, com aplicações sobre a pele e através de imersões relaxantes que rejuvenescem e embelezam.

No Mirante onde está instalada a Torre de TV é possível contemplar várias paisagens de belezas singulares. No Centro da cidade o Boulevard convida para um passeio tranquilo que pode ser incrementado com a visita à Praça Ambrosio Baldim próxima á orla, aonde o visitante vai desfrutar de um clima de descontração, tendo a oportunidade de encontrar além de uma enorme variedade de artesanatos e souvenires, vários pontos de vendas de doces, quitutes e comidas típicas brasileiras e estrangeiras.  Peruíbe é assim, encantadora e com a magia dos ambientes naturais e projetados.

As Ruínas do Abarebebê representam além de um local de visitação, um marco histórico da passagem dos jesuítas pelo Estado de São Paulo. A Capela de Nossa Senhora da Saúde é a primeira Igreja de Mosaicos do Brasil toda em estilo italiano, localizada num lugar bucólico e de muita energia positiva chamado Recanto Colônia Veneza, que vale a pena ser visitado.

Com suas particularidades e amplas instalações o Mercado de Peixe fica localizado na foz do Rio Preto, onde ancoram os barcos de pesca que trazem do mar produtos frescos para serem comercializados nos boxes e que servem de excelentes ingredientes para gastronomia caiçara, atendendo aos mais variados paladares, na degustação de pratos à base de peixes e frutos do mar.

Os turistas aficionados pelas modalidades de esportes e aventuras tem em Peruíbe as mais completas ofertas e melhores opções, que vão desde arborismo com tirolesa, passeios de ultraleve, pesca esportiva, trilhas ecológicas, paintbal, ciclismo, surf e canoagem a pratica de skate, trekking e rapel. Tudo isso com acompanhamento de profissionais de agências de turismo que são preparados para proporcionar comodidade, conforto e segurança aos visitantes.

Com uma ampla rede hoteleira com as mais variadas opções de hospedagens, desde pousadas simples aos mais aconchegantes hotéis e com restaurantes, barzinhos e pizzarias para atender a todos os gostos e bolsos, em Peruíbe o turista vai encontrar uma reserva de mata atlântica preservada e com a maior biodiversidade por metro quadrado, parias das mais variadas, desde as urbanas com boas estruturas de atendimento nos vários quiosques e ambulantes espalhados pela orla, às praias semidesertas e desertas com paisagens dignas de tirar o fôlego.

A prática do turismo na Terra da Eterna Juventude causa encantamentos que saltam aos olhos dos visitantes. Peruíbe é assim, convidativa e exuberante, tem tudo isso e muito mais… Quem descobre seus encantos, fica fascinado, curte, ama, interage e não esquece jamais!

 

* Geraldo Ivan Oliveira da Cruz             E-mail: ivanunopar.dno@hotmail.com

Turismólogo        Mestre em Administração e Educação Ambiental

Artigos relacionados

1 comentário

  1. Rafael Miranda
    Rafael Miranda junho 26, 23:27

    Geraldo, meu nome é Rafael, sou arquiteto e moro em Peruíbe. Gosto muito dessa cidade, mas achei seu texto meio fora da realidade. O turismo é a principal atividade da nossa cidade, mas parece que os governantes ainda não entenderam isso muito bem.
    Você fala da Juréia, mas o turista que tenta chegar até lá de carro se depara com inúmeras dificuldades, como estradas esburacadas. Temos uma ou duas empresas que fazem o passeio turístico até o local, dando poucas opções aos turistas. O turista que visita a praça Ambrósio Baldim encontra poucas opções de artesanato. O estado de conservação do complexo da lama negra é terrível, é impossível andar nessa área após as 18:00, devido a falta de iluminação. O entorno do mercado de peixe é vergonhoso, mesmo com o edifício reformado, muito mato, aranhas enormes e sujeira. O mirante é um local de acesso muito difícil e com os mesmos problemas, muito mato e sujeira, tudo largado. Eu nunca consegui visitar o museu do mirante, mesmo após ter ido la mais de 3x. E o principal, as ruínas do Abarebebê, que foram tema do meu tcc, é o caso mais crítico. O local se encontra abandonado, sem medidas para preservação a mais de 20 anos. Já encontrei alguns monitores fumando maconha e o local fechado inúmeras vezes. Já vi vários turistas reclamando do local estar fechado. Sem contar que os fatos históricos sobre a igreja são pouco divulgados. As ruínas são de uma igreja franciscana e não jesuíta. Se quiser saber mais a respeito me mande um email. Abraços.

    Responder esse comentário

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Curta nossa página no Face

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira