O Expresso Regional

Vaticano anuncia: Papa Bento 16 (XVI) irá renunciar no próximo dia 28

Vaticano anuncia: Papa Bento 16 (XVI) irá renunciar no próximo dia 28

Vaticano anuncia: Papa Bento 16 (XVI) irá renunciar no próximo dia 28
fevereiro 11
15:04 2013

Novo Papa deverá ser escolhido antes do dia 24 de março, segundo a igreja Católica.

ER

Da Redação

O Papa Bento 11 em fevereiro de 2013.. Foto: Reuters / Bianchi

O Papa Bento 11 em fevereiro de 2013.
Foto: Reuters / Bianchi

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (11), que o Papa Bento 16 irá renunciar ao cargo no próximo dia 28 de fevereiro.

O Papa fez o anúncio em latim, durante um consistório (reunião realizada com cardeais) para apoiá-lo em algumas decisões. Em um comunicado, ele declara que meditou bastante sobre a questão antes de se decidir. ‘’Depois de ter examinado minha consciência diante de Deus, repetidas vezes, estou certo que, em razão de minha idade avançada, não tenho mais forças para exercer de maneira adequada minha missão’’, disse. De acordo com o porta- voz, Federico Lombardi, depois da renúncia o Papa irá para um retiro em um monastério em Roma.

No ano passado, já circulavam rumores sobre uma possível abdicação do Papa ao seu pontificado. Federico Lombardi, chegou a comentar a hipótese de uma demissão. Bento XVI chegou a falar sobre a possibilidade no livro-entrevista ‘Luz do Mundo’ , do jornalista alemão Peter Seewald, publicado em 2010. Ele diz que uma doença grave poderia impedi-lo de realizar suas funções.

Relembre alguns fatos

O Papa teve um derrame em 1991, que afetou sua visão, e também estaria com dificuldades para se locomover. Em 2009, depois da missa de Páscoa, ele quase caiu nos degraus da Basílica de São Pedro, em Roma. Joseph Ratzinger nasceu no dia 16 de abril em Marktl, na Baviera, em 1927 e foi eleito Papa no dia 19 de abril de 2005, depois da morte de João Paulo II. O Papa havia confirmado sua vinda ao Brasil em 2013 para participar da Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

Durante seu pontificado ele tentou reconciliar a fé e a  razão no mundo moderno, criando até mesmo uma conta no Twitter, que hoje foi utiliza da para anunciar a renuncia do Papa.

Depois de oficializada a renúncia, no dia 28 de fevereiro, o cargo vai ficar vago até que um novo conclave seja realizado e os cardeais escolham seu sucessor. A Igreja espera que a decisão seja tomada antes do dia 24 de março, quando começa a semana santa. Na história da Igreja Católica apenas três Papas renunciaram, em 1045 , em 1294 e 1415.

Assista ao vídeo

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=OhrAL1bZqMA?rel=0]

Artigos relacionados

0 Comments

Sem comentários

Nenhum comentário até agora. Quer começar?

Comentar

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Aperte o play para a melhor, rádio NOVA TUPI!

Visite nosso CANAL no Facebook

Canal Expresso Regional

Portal de Notícias ER

O Expresso Regional Baixada Santista

Participe do ER

Envie notícia

O Expresso Regional Vale do Ribeira