O Expresso Regional

Vereadores de Peruíbe (SP) aprovam Comissão para avaliar impacto de termoelétrica na Cidade

 Últimas notícias

Vereadores de Peruíbe (SP) aprovam Comissão para avaliar impacto de termoelétrica na Cidade

Vereadores de Peruíbe (SP) aprovam Comissão para avaliar impacto de termoelétrica na Cidade
março 02
11:00 2017

Uma Comissão Especial de Estudos (CEE) foi aprovada na Câmara de Peruíbe, litoral de São Paulo, na sessão ordinária de quarta-feira (2), para avaliar o impacto social e ambiental com a possível instalação de uma termoelétrica na Cidade.

A CEE que teve a aprovação de todos os quinze vereadores deverá promover discussões, debates e audiências abertas à população para considerar os danos que poderão vir a serem causados pela concretização do empreendimento.

Presidente da Câmara de Peruíbe, Rodrigo Silva.

Presidente da Câmara de Peruíbe, Rodrigo Silva.
(Foto: Presidência da Câmara)

O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Silva (PSDB), autor do projeto de resolução aprovado que criou a CEE irá também presidir a comissão composta pelos vereadores Adilson da Taxi Van (PTB), Paulinho da TV (PCdoB), Rafael (PMDB) e Sussumu (PSDB).

De acordo com o vereador Rodrigo, com a informação da vinda de uma usina termoelétrica no município “a Câmara precisa ter o máximo de informações sobre o tema para que os vereadores tenham embasamento quando as pautas sobre o assunto forem discutidas aqui na Casa”.

“Todos os vereadores assinaram comigo a autoria do projeto. E assim, promoveremos seminários, audiências públicas, para que haja bastante transparência com o máximo de informação aos munícipes”, complementou o chefe do Legislativo municipal.

Usina termoelétrica

O movimento dos geradores desse tipo de usina se dá através da queima de um combustível, que no caso de Peruíbe, seria o gás. A água é então vaporizada em uma caldeira e o vapor conduzido à alta pressão por uma tubulação até às pás de uma turbina, cujo eixo é apoiado ao gerador.

Nesse tipo de usina, o combustível que é queimado para mover o gerador lança na atmosfera muitos gases poluentes. Além desse fato, essas usinas são construídas bem próximas a rios, dos quais se desvia parte da água, para a liquefação do vapor d’água. A água é devolvida ao rio a uma temperatura mais elevada, acarretando prejuízos ao ecossistema local, pois várias formas de vida aquática não resistem a tal variação de temperatura.

Sobre o autor

Tuca

Tuca

Artigos relacionados

1 comentário

  1. Thais
    Thais março 13, 21:49

    É um absurdo só pensar em construir algo assim sobre a natureza que ja esta sendo devastada. Espero que não seja aprovado esse lixo.

    Responder esse comentário

Comentar

Your email address will not be published.
Required fields are marked *